Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Saiba como funciona o Marketing de conteúdo baseado em dados

Você com certeza já ouviu falar no marketing de conteúdo, estratégia tão importante e altamente utilizada por diversas companhias nos mais variados setores empresariais. Porém, você conhece a sua versão que é baseada em dados?

O também chamado de “Data Driven Content Marketing” vem se mostrando cada vez mais eficiente, pois aprimora as aplicações do tradicional marketing de conteúdo e pode gerar uma série de outros benefícios para as companhias.

Caso você não conheça o termo, fique tranquilo, detalharemos a seguir o que é o Marketing de conteúdo baseado em dados, qual o seu papel nas estratégias, e como os tais dados refinam sua execução. 

Além disso, saiba quais são as consequências desse tipo de marketing para o seu negócio.

O que é o Marketing de conteúdo baseado em dados

De forma geral, o marketing de conteúdo baseado em dados é uma abordagem para criar e distribuir conteúdo que é direcionada e otimizada com base em dados e insights. Trata-se da união da criatividade, para produção dos materiais, com a precisão dos dados para otimizar os resultados.  

Esse tipo de estratégia visa coletar e analisar dados sobre o público-alvo e o comportamento de consumo de conteúdo, e usar essas informações para criar o tipo de material que é mais propenso a ser bem-sucedido em atrair e reter a atenção dos consumidores.

Por exemplo, um profissional de marketing de conteúdo pode usar dados de mídias sociais para entender quais tópicos são mais populares entre o público-alvo e, em seguida, criar conteúdo sobre esses tópicos.

Também podem ser utilizados dados de busca para entender as palavras-chave que o público-alvo está usando para encontrar informações sobre um determinado assunto, e incluir essas palavras-chave em seu conteúdo para aumentar a visibilidade.

O marketing de conteúdo baseado em dados pode ajudar a maximizar o impacto do material produzido e aumentar o retorno sobre o investimento em marketing de conteúdo, pois permite que os profissionais responsáveis criem campanhas cada vez mais relevantes e eficazes.

O papel do marketing de conteúdo e dos dados em seu refinamento

Quando pensamos no papel do marketing de conteúdo nas estratégias, devemos lembrar que ele é o principal responsável pelo aumento do tráfego nas páginas, pela maior atração de um público-alvo segmentado e por um aumento na conversão de vendas.

A produção de conteúdo relevante nas estratégias de marketing faz com que o seu material seja encontrado por pessoas que estão de fato interessadas nos produtos e serviços da sua empresa, aumentando as chances de concretização de negócios.

Quanto ao papel dos dados nessas estratégias, ele diz respeito ao aperfeiçoamento de como tudo ocorre e à potencialização dos resultados obtidos.

Os dados podem ser utilizados, dentre outras funções, para:

  • Definir as personas, o seu público alvo;
  • Entender como os consumidores encontraram sua marca;
  • Identificar um padrão de palavras-chave mais utilizadas;
  • Definir temas relevantes e tendências para cada nicho do mercado;
  • Ver quais ferramentas das campanhas são eficientes;
  • Verificar o tráfego nas páginas, de acordo com seus conteúdos;
  • Analisar o número de conversões de cada tipo de material.

Sendo assim, os dados são utilizados para realizar análises profundas do conteúdo utilizado nas estratégias, verificando a eficácia de cada material e funcionalidade escolhidos para as campanhas.

Ou seja, o marketing de conteúdo baseado em dados une a criatividade dos criadores dos conteúdos com a precisão e exatidão dos dados a fim de otimizar o conteúdo, tornando-o mais eficiente.

Por isso, esse tipo de estratégia é cada vez mais utilizado, principalmente em panoramas mais amplos, como campanhas de inbound Marketing, o marketing de atração, que visa aumentar cada vez mais o número de consumidores que chegam a um negócio e são convertidos em leads, e então, clientes.

Como o marketing de conteúdo atrai e qualifica os leads

Para finalizar, entenda como o marketing de conteúdo baseado em dados pode atrair e qualificar os leads com uma eficiência ainda maior, podendo potencializar ainda mais os resultados positivos de sua empresa, aumentando significativamente o número de vendas.

Basicamente, a criação e compartilhamento de conteúdo valioso e relevante tem o objetivo de atrair e reter uma audiência definida, e, eventualmente, converter essa audiência em clientes. E o uso de dados potencializa ainda mais esses resultados.

O “Data Driven Content Marketing” consegue atrair e qualificar os leads, uma vez que:

  • Criando e disponibiliza conteúdo altamente relevante;
  • Otimiza suas páginas para SEO (otimização dos mecanismos e busca);
  • Usa as melhores palavras-chave;
  • Utiliza chamadas para ação;
  • Oferece conteúdo valioso em troca de informações de contato.

Ou seja, todo o funcionamento desse tipo de estratégia está pautado em identificar as necessidades do público-alvo das empresas e fazer o que for possível para atendê-las com eficiência.

O conteúdo relevante e otimizado, principalmente devido aos dados que baseiam a estratégia, faz com que sua empresa seja encontrada por pessoas altamente interessadas nos produtos e serviços, ou seja, com maior chance de conversão em clientes.

As chamadas para ação e o conteúdo oferecido em troca de informações de contato promovem a interação, a proximidade dos consumidores com a marca, além de aumentar a conversão dos visitantes em leads, uma vez que eles se interessam pelo material disponibilizado.

Em conclusão, o marketing de conteúdo baseado em dados é a forma mais eficiente deste tipo de estratégia que, por si só, já gera uma série de benefícios para as empresas.

O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para atrair e qualificar leads e estudar suas aplicações pode ser muito valioso para potencializar o crescimento da sua marca no mercado. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Ideal Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Dicas

12

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?