Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Consultoria de vendas online para PMEs

Um dos principais desafios dos empreendedores quando falamos de pequenas e médias empresas é que além de cuidar da entrega, todo empreendedor, por natureza, acaba cuidando da promessa e consequentemente do setor comercial. Em alguns casos, pela nossa experiência, podemos dizer que muitas vezes o fundador da empresa, mesmo quando tem um time comercial, acaba sendo o único vendedor da operação de fato. 

É claro que o fundador da empresa é aquele que mais entende do próprio negócio e naturalmente será um bom vendedor. O erro começa quando esse mesmo empresário trata o processo de vendas como algo intuitivo, buscando aqueles profissionais de vendas que são um talento nato.

Imagino que se você chegou até este texto, é porque já percebeu que até mesmo os pequenos negócios precisam de processos comerciais. E já adiantando sua principal dúvida: sim, uma consultoria de vendas online poderá ser um grande diferencial nos seus resultados.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre o assunto!

Vamos lá?

Por que é importante contratar uma consultoria de vendas online mesmo em um negócio enxuto?

Processo de vendas não é algo apenas para grandes empresas. Pequenas e médias empresas podem e devem contratar consultorias de vendas online, principalmente para auxiliar na estruturação de processos.

Me permita dizer, criar processos é muitas vezes a realidade do público nesse mercado. A liderança deve incluir na sua lista de responsabilidades o papel de construir uma referência na responsabilidade pelos resultados de vendas. Como já falamos em outro artigo, não tomar para si a responsabilidade na geração de leads é um dos piores erros que um diretor de vendas ou CEO podem cometer.

Não existe um momento ideal para contratar uma consultoria de vendas online para uma PME, assim como não existe para uma startup ou grande empresa. O ponto principal para a tomada de decisão é entender o quanto você precisa de ajuda para:

  • Entender quais clientes da sua carteira você interage com frequência, garante que estão felizes;
  • Qual é o número de contatos que seu time ou você precisa fazer para fechar um negócio;
  • Qual é o espaço reservado para atender clientes e vender durante a semana considerando imprevistos, novas oportunidades e suporte à clientes da carteira;
  • Qual é o histórico de cliente: qual é a recência, frequência e valor de compra de cada cliente;
  • Como foi o último contato com clientes: é positivo? Negativo? O cliente dava algum sinal que haviam oportunidades de vendas ou que precisava de ajuda?
  • Quais são estratégias e objetivos definidos no período e quais projetos vendas e marketing possuem para gerar demanda nesses momentos?

Ebook gratuito - Aprenda a utilizar inteligência comercial a favor da sua empresa. Clique para baixar o ebook

Quais são as vantagens de contratar uma consultoria de vendas online?

Uma consultoria de vendas online pode ser um grande trunfo para PMEs, sendo uma ferramenta estratégica capaz de maximizar o potencial de crescimento desses negócios. Algumas vantagens que podemos listar:

  • Visão de negócio: consultorias em geral possuem uma vasta experiência em diversos segmentos e estão sempre atentas ao mercado e tecnologias de inteligência comercial. Desta forma, costumam ter uma visão mais ampla do mercado e são capazes de trazer orientações além do planejamento de vendas.
  • Otimização de processos: um foco da consultoria de vendas online será a auditoria de processos e sua otimização, integrando vendas e marketing com o objetivo de alcançar eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a produtividade.
  • Fidelização de clientes: a consultoria de vendas também irá atuar na fidelização dos clientes, afinal, é fato que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.
  • Otimização de tempo: sabemos que a tarefa de construir um processo de vendas demanda muito tempo e muitos testes até alcançar um modelo realmente efetivo. Com o apoio de uma consultoria, esse tempo pode ser drasticamente reduzido, já que a consultoria terá metodologias, know how e tecnologias para acelerar esse processo.

Essas são apenas algumas das vantagens de uma consultoria online. Confira aqui tudo sobre a Consultoria Receita Previsível®, a consultoria da metodologia de vendas B2B mais usada no mundo.

Consultoria online X Consultoria presencial

Você pode estar se perguntando: “é melhor uma consultoria de vendas online ou presencial?” O fato é que isso é muito relativo e tudo vai depender do que você, enquanto empresário ou gestor comercial, está buscando. Sabemos que toda empresa precisa de uma boa gestão comercial, independente do tamanho do negócio. E ter uma consultoria comercial, seja online ou presencial, será fundamental para apoiar nesse ponto.

Confira as vantagens e desvantagens de cada modelo:

Consultoria comercial onlineConsultoria comercial presencial
Vantagens:

  • Liberdade geográfica. Você pode contratar uma consultoria de qualquer lugar do mundo e até mesmo realizar os encontros de qualquer lugar que tenha acesso à internet.
  • A troca de informações é favorecida com compartilhamento de telas e envio de links.
  • Flexibilidade de horários, já que online é mais fácil alinhar agenda e até mesmo realizar videoconferências enquanto está viajando, por exemplo.
  • Redução de custos com o deslocamento do consultor.

Desvantagens:

  • A conexão emocional e interação são prejudicadas pela falta do contato presencial.
  • Uma boa conexão à internet é essencial e a falta disso pode atrapalhar com problemas como: falta de conexão ou interrupções de sinal.
  • Em alguns negócios, pode ser necessário algum tipo de visita presencial para auditar processos.
Vantagens:

  • A interação presencial e contato “olho no olho” geram uma relação maior de confiança e fortalecem o relacionamento. Esse ponto costuma ser um decisivo para quem prefere esse modelo. 
  • O consultor consegue observar a operação de perto, podendo acelerar os processos de auditoria.
  • É possível observar melhor a linguagem corporal dos participantes.

Desvantagens

  • Atendimento limitado geograficamente, dando acesso somente a consultores da região.
  • Podem ocorrer custos adicionais de deslocamento e hospedagem para o consultor.
  • É mais difícil agendar encontros, o que pode ocasionar em atrasos no projeto.
  • Pode ser mais difícil reter a atenção dos participantes.

 

O que é importante para o bom andamento da consultoria comercial online

  • Segurança e privacidade

Sabemos que a segurança da informação é fundamental e uma consultoria de confiança irá reconhecer essa necessidade e assegurar ao cliente a confidencialidade das informações compartilhadas.

  • Treinamento da equipe comercial

Quando uma empresa contrata uma consultoria de vendas, está em busca de mudança. A consultoria irá revisar os processos, sendo necessário preparar o time para seguir esses processos. Na consultoria de vendas Receita Previsível, acreditamos que o cliente precisa aprender com o processo de implementação da metodologia. Dessa forma, estão melhor preparados para tomar as melhores decisões, mesmo após o término do projeto de consultoria.

  • Engajamento

Gestão e time comercial precisam estar dispostos e engajados para encarar as mudanças que surgirão. Aqui destacamos a importância da liderança. Líderes precisam assumir pra si a responsabilidade do sucesso do projeto, criando um espaço aberto para troca de conhecimento, mas também com disciplina para fazer o que precisa ser feito e responsabilidade para realizar as entregas no prazo combinado. Uma dica interessante nesse sentido é alinhar tarefas semanais para serem entregues, dando uma visão do que precisa ser feito. Quando o time se compromete a entregar essas tarefas, será desconfortável não entregá-las.

Consultoria de vendas Receita Previsível®

Talvez você já tenha ouvido falar da metodologia Receita Previsível, mas você sabia que o método criado por Aaron Ross na Salesforce no Vale do Silício possui uma operação no Brasil?

A operação brasileira é liderada por Thiago Muniz, CEO e sócio do Aaron, e atua com consultoria de vendas, treinamentos, workshops e cursos. Temos um time especializado para te auxiliar na implementação da metodologia de vendas B2B mais usada no mundo, que já transformou os resultados de diversos negócios.

Fale com a gente e saiba mais!

Diagnóstico Express - Responda algumas perguntas e receba insights baseados na metodologia Receita Previsível.

Leticia Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

3

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner