
Consultoria comercial B2B: tudo que você precisa saber
Empresas B2B (business-to-business), naturalmente enfrentam desafios muito específicos por se tratar de um modelo de vendas em que os ciclos de vendas costumam ser mais
Muito se fala da rotina de um SDR, da pessoa que está na linha de frente prospectando ativamente, mas vamos pensar, como é a rotina de um profissional que trabalha com o Inbound… é tão fácil assim?
A resposta óbvia para quem trabalha com isso: Não!
E por isso espero que esse conteúdo te ajude a se aperfeiçoar como MRR.
Essas dicas são para você que está ali para qualificar aquela galera que um dia “levantou a mão”, mas que você sabe que nem sempre está dentro do PIC da empresa.
Mas “obrigatoriamente” você vai qualificar, pois entrou no seu funil, vamos para as dicas.
Quando falo isso, me baseio que você tenha isso estruturado, mas caso não tenha, uma dica dentro de uma dica:
Saiba quais são os passos de uma qualificação ou pelo menos faça testes de cadência ou canais de contato e sempre tente seguir a qualificação pelo canal que o lead mais se sinta à vontade em te responder.
Caso veja que esse canal de contato está, na verdade, se isso acontecer muitas vezes, fale com seu gestor, talvez seja hora de entender melhor o processo de qualificação do Inbound.
Não só o SDR precisa gerir sua agenda, o MRR também, dependendo de como você tem seu processo de cadência e canais de abordagem do lead que entra no funil, você separar bloco de horas para cada tipo de tarefa vai te ajudar muito a ser mais produtivo, uma sugestão: tente pela manhã apenas responder e-mails, realizar tarefas que necessitam apenas responder ou falar via Whatsapp, LinkedIn e qualquer tipo de interação via texto e deixe a sua tarde para tarefas de ligações e veja se isso vai melhorar sua produtividade, nos conte nos comentários sua experiência.
Dê feedbacks para seu gestor sobre quem entra no funil, pois no final das contas, isso é dinheiro sendo investido, você que está lidando diretamente com quem entra com certeza consegue passar para o gestor onde pode melhorar o nível de “prospecção passiva”, ajustes pequenos podem fazer grandes diferenças.
Vai ter um dia que você não vai estar bem ou simplesmente é um dia ruim, mas voltando na primeira dica, ter processos estruturados vai fazer com que o seu lado profissional sobressaia o emocional, vai te guiar a realizar um bom trabalho, talvez naquele dia não tenha a melhor produtividade ou resultado, mas você com certeza realizará suas tarefas de maneira assertiva, pois você sabe os passos, o que tem que ser perguntado ou pelo menos, as respostas que você tem que receber.
Através do enriquecimento você conseguirá entender para qual lead que entrou no funil sua energia deve ser direcionada primeiro e também como abordar e criar confiança na sua primeira conversa, porque por mais que aquela pessoa tenha te solicitado contato, nem sempre ela vai estar aberta a te contar o que quer.
Até mesmo ela pode querer testar seu nível de conhecimento sobre ela antes de abordar, então o enriquecimento faz muita diferença.
Não é só simplesmente ligar ou mandar mensagem, tem que ter mais contexto além do simples pedido de contato.
Quando falo isso, me refiro a você entender se de fato aquele lead é um potencial cliente para agora ou não, ou talvez nem seja para nunca, você conseguir ter essa visão a partir de pelo menos 2 conversas vai te poupar muito tempo e energia, ao contrário do Outbound, no Inbound você consegue ter essa visão mais rápido.
Faça testes, não se apegue a um processo de abordagem, cadência e canais, o que você faz hoje, daqui a 3 meses pode não dar certo mais e o que você fez hoje e não dá certo, daqui a 3 meses pode dar certo, então teste alinhado com a equipe.
Empresas B2B (business-to-business), naturalmente enfrentam desafios muito específicos por se tratar de um modelo de vendas em que os ciclos de vendas costumam ser mais
Eu disse antes que, embora dominar um nicho raramente seja simples, pode ser ainda mais difícil para empresas de serviços e plataformas, porque elas podem
É indiscutível que o funil de vendas é algo importante, e até mesmo indispensável, para qualquer área comercial acompanhar o crescimento geral e individual do