Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

As grandes empresas também sofrem (9/100)

O problema de “Garantir seu nicho” afeta grandes empresas e as pessoas de vendas/marketing nelas. Ele se apresenta de maneiras diferentes, como uma luta de “muitos produtos bons” ou “muitos bons mercados”, levando a uma sobrecarga de escolha, paralisia ou difusão de energia/dinheiro/investimento. Você não vai “Garantir seu Nicho” apenas uma vez, você tem que fazê-lo novamente e novamente.

 

Uma das cinco maiores empresas globais de software nos contratou para ajudar os vendedores de um setor a melhorar a prospecção. Esses vendedores estavam gastando tempo demais com pesquisar em vez de ficarem as campanhas. Quando finalmente telefonavam ou mandavam e-mails para as pessoas, eles raramente obtinham respostas. Estavam tão frustrados quando os executivos: “Queremos fazer a prospeção, mas só estamos perdendo tempo.”

O ideal para eles seria criar um equipe de vendas especializada com colaboradores juniores encarregados de fazer a maior parte da prospecção outbound, mas isso era inviável. A companhia precisava fazer alguma coisa imediatamente.

Essa equipe vendia para empresas bilionárias, como o Bank Of America, que muitas vezes tinham várias divisões. A empresa tinha uma lista de produtos de pelo menos dez ou quinze soluções tecnológicas respeitas que os vendedores podiam tentar vender  praticamente qualquer tipo de executivo: TI, vendas, marketing, finanças, RH, qualquer área, basicamente.

O maior problema não eram as técnicas de e-mail, telefone e administração do tempo. A questão era que se estava tentando vender coisas demais a públicos-alvo demais e ia-se de um lado a outro em vez de se manter o foco.

Os vendedores se dirigiam ao CEO de um banco para oferecer ferramentas de marketing, depois passavam para o diretor de TI para vender bancos de dados; em seguida, saltavam para o RH para vender ferramentas de gestão de pessoas; e assim por diante.

 

É o mesmo problema que já discutimos sobre garantir um nicho, só que em formato diferente. O ponto é que garantir um nicho não é um problema exclusivo de startup e microempresas. Também não é uma questão que se resolve de uma vez.

 

Ele se torna um obstáculo recorrente à medida que você expande seus programas de geração de leads, seu alcance geográfico, suas equipes e seu portfólio de produtos. Seu diretor de marketing, seu setor ou os vendedores individuais podem precisar definir repetidamente o público-alvo, determinando quem precisa mais de sua solução (e não quem mais quer a sua solução); por que deveriam comprar de você e quando deveriam pagar. E devem se concentrar em ajudar os clientes, e não meramente fechar outra transação.

 

Como tirar o foco de você e direcioná-lo aos clientes?

É difícil resistir a falar sem parar para os clientes sobre todas as soluções maravilhosas que você tem para ajudá-los. Mas, se continuar fazendo isso em vez de se especializar, terá mais probabilidade de confundir os compradores do que de empolgá-los.

 

Observações: Uma das minhas crenças e mensagens fundamentais é que o mundo só ficará mais ocupado, com a explosão contínua de tecnologia, aplicativos, IA e conteúdo. À medida que a complexidade cresce, também cresce a necessidade de buscar foco e simplicidade. Identificar os problemas do seu nicho e solucioná-los ocorrerá com mais frequência, não menos, no futuro e à medida que você cresce.

 

PRÓXIMA SEMANA: Estudo de caso: Onde Aaron errou (10/100)

POST ANTERIOR: Exemplo: O que ACME aprendeu com o fracasso na geração de leads outbound (8/100

Aaron Ross

Aaron Ross

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

1

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner