Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Gestão Comercial Tudo O que Você Precisa Saber Sobre

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Toda empresa precisa de uma boa Gestão Comercial. Independente do tamanho do negócio, é preciso ter um setor que possua qualidades para lidar com clientes, fornecedores, e oferecer bons produtos e serviços, para conquistar melhores resultados.

Dessa forma, possuir uma boa gestão é fundamental, com estratégias para construir um bom relacionamento entre equipe, clientes, stakeholders e demais pontos de contato. Por isso, a Gestão Comercial torna-se fundamental para todo e qualquer empreendimento.

A área possui um grande número de vagas, com empresas que procuram profissionais capacitados para construir um setor comercial robusto e que ajude no desenvolvimento do negócio.

Neste post, você vai saber tudo sobre a Gestão Comercial, fique ligado! Confira tudo que você vai aprender sobre essa área:

  • O que é Gestão Comercial?
  • Para que serve a Gestão Comercial
  • Benefícios e vantagens da Gestão Comercial
  • Características de um bom Gestor Comercial
  • Visão estratégica do empreendimento
  • Senso de posicionamento
  • Atenção aos concorrentes
  • Capacidade de desenvolver equipes de alto desempenho
  • Habilidade para liderar
  • Desenvoltura informacional
  • Bom controle de processos e pessoas
  • Inteligência Emocional
  • Onde um Gestor Comercial pode atuar?
  • Dicas de uma Gestão Comercial de sucesso (cite 4)
  • O que normalmente se aprende em um curso de Gestão Comercial
  • Gestão Organizacional
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de finanças
  • Gestão de Marketing
  • Onde fazer um curso de Gestão Comercial

O que é Gestão Comercial?

Gestão Comercial é a área responsável pelo gerenciamento de todos os processos e recursos do setor comercial de um empreendimento. É ela quem vai gerir a comercialização de produtos e serviços de uma empresa.

O profissional da área, dessa forma, será responsável por definir as estratégias de uma empresa, para apontar o direcionamento ideal do setor e garantir o sucesso de um negócio.

Dessa forma, a Gestão Comercial é mais apenas que o gerenciamento de um setor. A área envolve pesquisa de mercado, de consumo, concorrência, definição de preços, criação de campanhas com a equipe de marketing, entre outras tarefas.

Assim, um gestor comercial deve ter um conhecimento multidisciplinar de diversas áreas, como administração, gestão de pessoas, vendas e marketing, entre as mais importantes.

Para que serve a Gestão Comercial

Na prática, a Gestão Comercial tem como objetivo principal atingir resultados relevantes para uma empresa.

A aplicação de técnicas de Gestão Empresarial para o setor comercial busca uma condução mais eficiente de um negócio, o que afeta diretamente outros atributos, como aumento da produtividade, qualidade de oferta de produtos e serviços e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Dessa forma, os profissionais da área buscam sempre proporcionar as melhores práticas, visando o crescimento contínuo do empreendimento.

Benefícios e vantagens da Gestão Comercial

Hoje, é fundamental que uma empresa construa bons processos de vendas, analisando o mercado para se conseguir desenvolver seu negócio de maneira eficiente.

Uma empresa com boa Gestão Comercial tem clara vantagem no mercado em relação à concorrência. Dentro do negócio, aplicar as técnicas da área também proporcionam diversos benefícios.

Esses são alguns dos benefícios e vantagens de ter uma boa Gestão Comercial:

  • Alto desempenho do setor comercial
  • Clareza nas metas e objetivos
  • Processos otimizados
  • Dados estruturados
  • criando estratégias mais assertivas
  • Aumento das vendas
  • Melhores estratégias de relacionamento com clientes
  • Controle financeiro eficiente

Tudo O que Você Precisa Saber Sobre Gestão Comercial

Características de um bom Gestor Comercial

A área de Gestão Comercial possui boas oportunidades. No entanto, as empresas estão à procura de bons profissionais para compor a sua equipe, e por isso possuem um alto nível de exigência na hora de contratar.

É importante entender que um bom gestor comercial está empenhado em criar os melhores resultados para um negócio. Dessa forma, é importante se diferenciar dos demais na hora de se apresentar para o empregador e mostrar que possui os atributos necessários para trazer o crescimento esperado.

Conheça as características essenciais de um bom gestor comercial:

Visão estratégica do empreendimento

Um bom gestor não apenas gerencia o setor comercial. Além de tudo, é preciso observar o negócio de maneira mais ampla. Por isso, é fundamental entender os processos da empresa, quais são os pontos de oportunidade e ameaça para o negócio, construir cenários e planejar, junto aos demais colaboradores, ações para fazer o empreendimento crescer de maneira ágil e eficiente.

Senso de posicionamento

É importante saber qual o posicionamento do negócio do mercado. Como e quem são os clientes, definindo suas necessidades e desejos, e qual a importância deles para a sua empresa. Conheça a satisfação deles com o seu produto e saiba como criar estratégias, junto a colaboradores de marketing e vendas, para melhorar o relacionamento com o cliente.

Atenção aos concorrentes

É preciso manter e fortalecer a competitividade da empresa no mercado. Por isso, deve-se estar sempre analisando as informações relevantes para desenvolver o nível de competição diante da concorrência. Por isso, observe forças e fraquezas e trace estratégias para evoluir as técnicas de vendas, gestão de relacionamento com o cliente, com fornecedores, entre outras táticas.

Capacidade de desenvolver equipes de alto desempenho

O gestor comercial terá papel fundamental no desenvolvimento das equipes do setor. Ele irá traçar estratégias para que a equipe consiga desempenhar o máximo, aumentando a produtividade, desperdiçando menos tempo e, consequentemente, evoluindo o número de vendas.

Habilidade para liderar

É importante ser um líder que saiba motivar os colaboradores, extraindo o melhor de cada um e construindo um ambiente saudável para que todos possam se desenvolver. O reconhecimento dessa habilidade virá pela forma que o setor é gerenciado, e não apenas pelo cargo.

Desenvoltura informacional

Saber lidar com sistemas é importante não apenas para acompanhar todo o processo de vendas do setor. Um bom gestor dá o exemplo para a sua equipe, engajando-os a utilizar plataformas de suporte e gestão, melhorando os processos de coleta de dados para todos. Por isso, é essencial conhecer o funcionamento de todo o relacionamento com o cliente, desde o cadastro até a entrega.

Bom controle de processos e pessoas

O gestor comercial deve cumprir os processos como ninguém. Por isso, deve ser capaz de gerenciar as tarefas e como – e quando – elas devem ser executadas, cumprindo padrões de qualidade importantes para o desenvolvimento do negócio. Além disso, um bom gestor deve lidar com conflitos de forma amistosa, madura e com empatia.

Inteligência Emocional

Gestores comerciais trabalham com cumprimento de metas constantemente. Por isso, deve ter inteligência emocional para lidar com superiores, que farão pressão em busca de resultados. Lidar com exigências de clientes e fornecedores de maneira empática e madura também é fundamental.

Onde um Gestor Comercial pode atuar?

Um gestor comercial tem um amplo mercado para atuar, afinal a Gestão Empresarial para a área comercial está em todo e qualquer negócio que possui um setor comercial, seja uma empresa pequena, de médio ou grande porte.

Com isso, um gestor comercial pode atuar em diversos setores da economia, pois possui uma versatilidade em relação a cargos. Além disso, o conhecimento organizacional faz com que o profissional ingresse de maneira simples no mercado de trabalho.

O profissional pode trabalhar em diversas áreas, desde o setor de vendas quanto na intermediação entre vendedores e outros setores da empresa, criar e gerir bancos de dados de clientes com o intuito de gerar decisões assertivas, entre outras funções.

Uma das áreas que têm despontado para o mercado de gestores comerciais é o ambiente digital. Aqui, é possível trabalhar também no relacionamento com clientes, fornecedores e demais stakeholders, se tornando uma alternativa ao mercado tradicional que merece ser vista com bons olhos.

Dicas de uma Gestão Comercial de sucesso

Uma Gestão Comercial de sucesso é um grande passo para o crescimento de uma empresa. Confira algumas dicas de como tornar sua estratégia para a área bem-sucedida:

Construa uma boa estratégia de vendas de Gestão Comercial

Mesmo que seu produto seja o melhor, sem um bom processo de vendas, ele não será bem aproveitado. Dessa forma, planejar as vendas é fundamental.

Os vendedores precisam estar engajados e capacitados para que tenham bons resultados. Construa um bom ambiente, que os motive a trabalhar pelo desenvolvimento pessoal e do negócio.

Tenha a tecnologia como braço importante para o gerenciamento de vendas. Otimizar o processo com sistemas de gestão, como o CRM, vão auxiliar você a traçar melhores estratégias para o processo de vendas.

Defina metas

Antes de querer faturar a qualquer custo, defina quanto e como esse faturamento vai ser alcançado. Tenha metas estabelecidas para alcançar o percentual anual de faturamento esperado. A construção é feita por período, que deve ser estabelecido com clareza para que sua equipe tenha consciência do que é preciso fazer. Assim, você conseguirá direcionar melhor os esforços para alcançar seu objetivo.

Engaje o seu time de colaboradores

Você não chegará a lugar nenhum sem a sua equipe. Eles estarão ao seu lado no momento de sucesso do seu setor. Mas, para isso acontecer, eles devem estar engajados. Por isso, a sua liderança deve construir um ambiente motivador, onde os colaboradores entendam porque estão auxiliando no crescimento do negócio e querem o sucesso da empresa. Seja o líder desse movimento.

Mantenha um bom relacionamento com fornecedores na Gestão Comercial

É fundamental criar estratégias para tornar seu produto mais atrativo para seus clientes. Com todo o processo sob controle, é possível estimular vendas de diversas formas. Uma maneira é reduzir preços, mas sem perder margem de lucro.

Isso passa por um bom relacionamento com fornecedores, que poderão fazer descontos em caso de compras maiores, por exemplo. Parcerias também são relevantes para conseguir produtos com preço reduzido.

Um bom gestor deve manter o relacionamento com o cliente de forma amistosa, para que sempre possa contar com a reciprocidade do parceiro comercial.

O que normalmente se aprende em um curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial torna o profissional um tecnólogo. Com isso, a inserção no mercado de trabalho é feita rapidamente, levando em média de 2 a 3 anos para se formar.

No curso, o aluno aprende sobre diversas áreas como empreendedorismo, inovação, marketing e gestão. Além disso, ele desenvolve compreensão sobre mercados, clientes, operações, comunicação, estratégias de negócios, entre outros fundamentos.

Confira as principais áreas de aprendizado de um curso de Gestão Comercial:

Gestão Organizacional

Na Gestão Organizacional , você aprenderá os passos para gerenciar um negócio. Nela, os aspectos fundamentais da base de uma organização e como funcionam cada uma das áreas que compõem uma empresa.

Gestão de Negócios

Aqui, você aprenderá como gerir as vendas e as negociações da sua empresa, entendendo as práticas e estratégias para fazer um bom planejamento mercadológico, como gerir a marca e o posicionamento, entre outros.

Gestão de Marketing

No curso de Gestão Empresarial para a área comercial, o Marketing está presente com destaque. Você vai estudar o comportamento do consumidor, canais relevantes de marketing e distribuição, a gestão de marketing em si e outros fundamentos.

Gestão de Finanças

Por mais que a Gestão Comercial seja uma área com um caráter humano, é preciso conhecer temas das ciências exatas. Contabilidade e matemática estarão presentes, para que você aprenda a gerir custos e preços, matemática financeira, entre outros.

Onde fazer um curso de Gestão Comercial

É possível construir uma máquina de vendas, que aumente suas vendas e traga sucesso para o seu negócio.

Tudo depende da forma como os processos de prospecção acontecem.

Hoje, centenas de empresas conseguem resultados através de uma metodologia: a Receita Previsível, que te ajuda a quebrar barreiras em todos os seus processos de prospecção Outbound.

Se você quer se tornar um gestor comercial com resultados impressionantes, você tem que participar do nosso Programa de Aceleração em Prospecção para Gestores de Marketing e Vendas.

Serão três meses em que você aprenderá a construir um processo de construção, documentação e validação de todas as etapas de prospecção e, no módulo final, vai aplicar na prática as atividades do nosso Programa.

Construa seu Playbook de Prospecção e tenha resultados reais. Junte-se ao Programa de Aceleração em Prospecção e aprenda a construir seu processo de vendas.

Veja mais em nosso Blog!

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

46

Uncategorized

3

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

49

Outbound Sales

19

Outbound Marketing

42

Outbound

24

Marketing

10

fresh air :)

1

Estratégia

34

Dicas

10

Confira Nossos Livros

Workbook Receita Previsível

Hipercrescimento

Receita Previsível

Populares

outros posts