Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Copywriting Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Nada mais persuasivo que alguém que saiba usar as palavras. Se bem usadas, elas são capazes de fazer alguém tomar uma decisão instantânea. Isso é Copywriting!

Se você sabe como convencer um público a agir segundo a sua indicação, talvez você possa ter uma carreira de sucesso como Copywriter, que é um redator responsável por criar textos que vendem algo para alguém.

A técnica se chama Copywriting. É uma das estratégias do Marketing Digital para conversão de leads e aumento de clientes.

Se você quer aprender sobre essa técnica e usá-la na prática, convido você a ler esse artigo.

Confira a seguir tudo o que está presente neste post:

  • O que é Copywriting
  • Qual a função do Copywriting
  • Como surgiu o Copywriting
  • O que um profissional de Copywriting faz
  • Por que um profissional de Copywriting é tão valioso no mercado
  • Benefícios e vantagens do Copywriting
  • Principais técnicas do copywriting
  • O que você vai encontrar em um Curso de Copywriting
  • Escrita persuasiva para levar seu futuro cliente até a decisão
    de compra
  • Criação de scripts para sites focado em vendas
  • Aumento de lucros aplicando as técnicas de Copywriting
  • Criação de e-mails de venda
  • Domínio de gatilhos mentais e palavras poderosas que
    convencem rapidamente seus clientes
  • Onde fazer Curso de Copywriting

O que é Copywriting

Copywriting é uma técnica usada na criação de conteúdos para convencer um público-alvo a fazer uma determinada ação.

Essa estratégia é elaborada por um Copywriter, nome dado ao responsável por produzir os conteúdos focados em gerar conversões, que utiliza diversos gatilhos mentais para persuadir o leitor.

A “copy”, nome dado ao resultado final dessa estratégia, foi popularizado com textos, mas pode ser utilizado em qualquer tipo de formato, como vídeos, por exemplo.

Qual a função do Copywriting

No Copywriting, o objetivo é fazer o leitor se interessar pelo conteúdo e tome uma atitude a partir disso.

Pode ser levá-lo a fazer uma compra, continuar no site, fazer um download. Tudo depende da estratégia estabelecida para aquele conteúdo.

A estratégia mais comum é utilizar o CTA (Call-to-Action), ou seja, uma chamada para que o leitor realize uma ação.

Esse é um dos principais elementos de uma copy, pois se trata de uma poderosa ferramenta para cativar o leitor a seguir as instruções esperadas.

É fundamental deixar claro ao leitor que seu conteúdo possui as soluções ideais para as suas demandas e continue sua jornada no funil de vendas.

Isso é conquistado através de materiais relevantes e de qualidade, como posts, e-books, webinars, entre outros.

Como surgiu o Copywriting

Se você acha que o Copywriting surgiu nos dias atuais, você está enganado. A primeira vez que a palavra “copy” foi utilizada foi no século XIX, no ano de 1828.
Noah Webster, um dicionarista americano, definiu a copy como “uma criação autoral a ser imitada, tanto na escrita quanto na impressão”.

Mas a definição caiu em desuso durante anos e só ressurgiu em 1870, quando passou a descrever profissionais que escreviam anúncios, se diferenciando de redatores tradicionais.

Durante o século XIX e todo o século XX, a escrita persuasiva dos Copywriters era utilizada, principalmente, em redações publicitárias.

O avanço da internet e o crescimento do Marketing Digital fez com que o Copywriting adotasse uma identidade particular, reformulada e distante da publicidade.

Copywriting Tudo O que Você Precisa Saber

O que um profissional de Copywriting faz

Na prática, um Copywriter é um especialista em persuasão, com uma escrita atraente que convence um leitor a realizar qualquer interesse de uma marca.

Mas essa habilidade não é utilizada apenas para a produção de textos escritos. A profissão de Copywriter permite que o profissional trabalhe com diversos formatos, em diversas plataformas e mídias, tais como:

  • Anúncios
  • Peças publicitárias
  • Roteiros para conteúdos audiovisuais (vídeos, podcasts, entre outros)
  • Artigos
  • E-mails
  • Landing Pages
  • Redes Sociais

Logo, existem diversas formas de se estabelecer no mercado de Copywriting por conta da versatilidade de áreas para se trabalhar.

Por que um profissional de Copywriting é tão valioso no mercado

As empresas sabem que contar com um bom Copywriter é a certeza de gerar bons resultados, porque uma boa escrita persuasiva é capaz de aumentar conversões e vendas e levar o cliente a tomar decisões de interesse para a empresa.

Por isso, um profissional de copy é tão valioso no mercado.

Benefícios e vantagens do Copywriting

O Copywriting não apenas gera conversões para uma empresa, como também aprimora a experiência do consumidor. Conheça alguns benefícios e vantagens em adotar essa estratégia.

Aumenta a autoridade

A copy é diferente das estratégias de marketing tradicionais, porque transforma as empresas em educadoras. Isso beneficia a imagem da marca e aumenta a sua autoridade, o que a torna uma referência.

Com isso, o retorno não é apenas instantâneo, como também a longo prazo, com a atração de novos clientes e, é claro, novas conversões.

Cria um relacionamento entre cliente e marca

É importante produzir conteúdos de qualidade e com relevância para o público-alvo, porque eles atraem e cativam os clientes e potenciais clientes, que procuram as melhores soluções para as dúvidas.

O Copywriting é fundamental para que essa estratégia dê certo e a marca consiga gerar conexão com o cliente e solucionar seus problemas durante todas as suas etapas do funil de vendas.

E, é claro, aumenta as conversões!

Uma boa estratégia de copy é feita pensando na venda, não no conteúdo. É o que diz Rafael Albertoni, Copywriter e fundador da SBCopy (Sociedade Brasileira de Copywriting).

Investir em elementos como título, o problema do cliente, o produto como a melhor solução desse problema e fazer uma oferta é fundamental para que o leitor se envolva e tome uma atitude.

Principais técnicas do Copywriting

Uma copy de qualidade não é feita ao acaso. Ela segue uma série de técnicas e estratégias para que um texto gere o resultado esperado.

Para que um Copywriter escreva bons conteúdos, que são capazes de atrair a atenção do cliente e gerar uma ação, é preciso se atentar a alguns pontos.

Confira as principais técnicas para criar uma copy irresistível.

Não minta

Vamos ser francos: como você vai conseguir uma audiência a longo prazo se você induz o público ao erro com um anúncio enganoso?

Dessa forma, é importante que o Copywriter tenha a verdade como pedra fundamental do seu trabalho.

Se você quer gerar conversões, seus argumentos para gerar uma ação de alguém devem ser matadores, mas verdadeiros.

Trabalhe os benefícios reais e conheça os problemas da audiência, mostrando como o seu produto pode solucioná-los.

Conheça seu público-alvo

Bem, você precisa presentear uma pessoa. Para você escolher um presente que ela vai adorar, você precisa saber quais são seus gostos e suas necessidades, certo?

Funciona assim também com a copy.

Por isso, é essencial saber para quem está escrevendo. Dessa forma, você garante que alguém, pelo menos, se identifique com o seu texto.

Em primeiro lugar, para construir um conteúdo orientado para a sua audiência, é preciso definir uma persona. Ela quem será o seu guia para criar abordagens mais próximas e aumentar as chances de conversões.

Vá fundo. Defina interesses, local de residência, hobbies, sexo, idade e toda informação que faça você conhecer mais o perfil do seu público.

Defina o seu tom de voz

Um Copywriter, acima de tudo, deve saber falar com o seu público-alvo de maneira natural, como em uma conversa.

Por isso, é necessário escolher com cuidado a linguagem que irá adotar em uma copy. É preciso saber quais expressões utilizar e a melhor maneira de se comunicar de acordo com a realidade do leitor.

O primeiro passo é conhecer a persona, isso já é meio caminho andado. Mas não se esqueça de ter bom senso na hora de criar os seus conteúdos, hein? Não se esqueça de ter uma boa escrita, não importa qual seja a audiência.

Tenha domínio sobre o que está sendo falado

Como você vai convencer alguém sobre um assunto que você não tem o domínio completo?

Quando receber uma tarefa, pesquise bastante sobre o tema. Entenda quais são as dores e objeções que o público-alvo pode ter e como convencê-los. Quando tiver clareza nos seus argumentos, comece a escrever.

Pergunte

Assim como eu fiz no tópico anterior. Você provavelmente interagiu comigo, mesmo que apenas refletindo.

Use esse recurso para interagir com o leitor e deixá-lo conectado ao texto. Perguntas estruturadas para que o leitor responda com afirmações. Isso fará com que ele se sinta diante de uma verdade indiscutível.

Seja objetivo

O que você quer passar na sua mensagem deve ser o que o seu leitor vai entender quando ler. Para isso, você deve construir um texto claro e objetivo.

Mas, lembre-se: ser simples é tornar o texto acessível, não carente de informações. Seja direto, mas forneça todas as informações.

Conte histórias

Uma excelente estratégia para conectar o público é contando histórias, porque uma história bem contada é capaz de atrair a atenção de qualquer um.

Invista no storytelling para criar uma narrativa envolvente, que crie no leitor sentimentos para que ele vivencie aquela história e se convença a tomar uma decisão.

É importante ressaltar que o storytelling é para você enriquecer o diálogo com o leitor. O foco segue sendo criar um texto para que o leitor aja conforme os interesses da sua estratégia, e não escrever um livro.

Cite dados e pesquisas

Nada melhor para dar credibilidade à informação que está sendo passada que bons dados, não é mesmo?

Assim como falamos acima, a informação deve ser clara e objetiva. Então você deve dizer de onde veio esse dado e, se possível, linkar o endereço em que ele se encontra, para que o leitor possa conferir a veracidade dele.

Isso gera autoridade para o seu conteúdo, pois mostra que você sabe do que está falando e pesquisou para elaborar a sua copy.

Quebre objeções

Não adianta ter um conteúdo incrível se você não apresentar provas de que o seu produto vai realmente solucionar os problemas do leitor.

Por isso, apresente provas para embasar o seu argumento. Os dados, como dito acima, são muito bons para isso. Mas podemos usar outros elementos, como notícias, prints, entre outros.

Para isso, você deve se antecipar às objeções. Estude o comportamento da sua audiência e da concorrência, para que você seja capaz de lidar com todas as dúvidas que venham do seu público.

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são usados para estimular o leitor à conversão. Eles são usados na copy porque despertam sentimentos positivos de forma inconsciente em um cliente ou potenciais clientes.

Nem todos precisam estar presentes no texto, mas é importante tê-los dentro da sua copy.

Esses são alguns os 11 mais utilizados:

  • Conexão
  • Reciprocidade
  • Autoridade
  • Compromisso e Coerência
  • Exclusividade
  • Especificidade
  • Reciprocidade
  • Prova Social
  • Escassez
  • Urgência
  • Transformação

O que você vai encontrar em um Curso de Copywriting

Se você se interessou pela profissão e quer seguir uma carreira de Copywriter, existem diversos cursos para você aprender sobre esse mundo. Aqui está o que você vai encontrar nesses cursos:

Escrita persuasiva para levar seu futuro cliente até a decisão de compra

Não tem jeito: um Copywriter precisa saber escrever de forma persuasiva.

Em um curso, você vai aprender a adotar estratégias para que você consiga explorar argumentos e fazer um conteúdo com uso consciente de gatilhos. Isso é fundamental para criar no leitor o desejo de tomar uma decisão.

Criação de scripts para sites focado em vendas

Muitos sites tem, como estratégia principal, vender.

Por isso, eles precisam traçar um bom plano para a conversão de clientes. Você, como Copywriter, vai ajudar nessa estratégia com a criação de scripts para textos, anúncios e outros conteúdos focados em vendas.

Aumento de lucros aplicando as técnicas de Copywriting

Bom, o objetivo de uma copy é vender.

Se você consegue aumentar as conversões com a sua estratégia, você provavelmente aumentará também seus lucros, certos? Por isso, é fundamental aprender como utilizar as técnicas de copy para atingir esse objetivo.

Criação de e-mails de venda

Antes, os Copywriters faziam o que era chamado de “carta de vendas”, que consistia em uma carta, literalmente, enviada aos clientes para vender seus produtos.

Bem, estamos em 2021, então temos novas estratégias, como os e-mails de vendas. Essas são as novas cartas de vendas e um Copywriter precisa aprender a fazer um discurso vendedor para o seu trabalho.

Domínio de gatilhos mentais e palavras poderosas que convencem rapidamente seus clientes

Como vimos, existem diversos gatilhos mentais que fazem o leitor tomar uma decisão imediata.

Em um curso de Copy, você aprende quais são e como utilizá-los, sem que seja de forma indiscriminada.

Além disso, você aprende a usar as palavras para converter. Um texto que convence o público a agir também possui palavras poderosas que devem ser utilizadas no lugar certo e na hora certa.

Onde fazer Curso de Copywriting

Você pode ser um bom escritor, mas sem as técnicas necessárias para fazer um bom texto persuasivo, não conseguirá se tornar um Copywriter.

Se você quer aprender as técnicas necessárias para construir Copys de qualidade, convidamos você a conhecer o nosso curso de Copywriting.

O método da Receita Previsível já ajudou diversas empresas ao redor do mundo a aumentarem suas vendas e alcançarem um crescimento sólido. Com o crescimento do Copywriting, é cada dia mais importante contar com um bom redator na equipe.

Aprenda o passo-a-passo para se tornar um Copywriter de elite. Aperte no link e conheça nosso curso.

Veja mais em nosso Blog!

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

46

Uncategorized

3

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

49

Outbound Sales

19

Outbound Marketing

42

Outbound

24

Marketing

10

fresh air :)

1

Estratégia

34

Dicas

10

Confira Nossos Livros

Workbook Receita Previsível

Hipercrescimento

Receita Previsível

Populares

outros posts