Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Saiba como ser um Bom Gestor Comercial

Saiba como ser um Bom Gestor Comercial

Ser um bom gestor comercial exige excelência. Porque é por ele que as estratégias do negócio vão passar. Ele é um personagem fundamental para manter a empresa na rota de crescimento do negócio.

Mas, é possível alcançar um ótimo nível de gestão do setor de vendas de uma empresa, usando muita inteligência, conhecimentos de mercado e com o auxílio de tecnologia.

Fique ligado! Nesse post vamos te mostrar as ferramentas necessárias para ser um bom gestor comercial e alcançar o sucesso desejado pela sua empresa.

Como ser um bom Gestor Comercial

Ter uma Gestão Comercial bem-sucedida é desafiador.

O gestor comercial é parte fundamental dessa engrenagem, porque passa por ele a definição de estratégias que vão garantir o crescimento do negócio.

Existem diversos caminhos para ser um gestor comercial de sucesso. Na prática, é preciso desde o primeiro dia no cargo, tornar o setor sólido, com boas práticas que vão ajudar no aumento da produtividade e nas vendas do seu negócio.

Por isso, é importante alinhar todos os processos de forma clara e objetiva, para que todos consigam cumprir com excelência. Além disso, é importante ter a tecnologia como aliada na gestão do setor.

Mas existem outros fatores que não podem ficar de fora. Veja a seguir os mais importantes para uma boa gestão comercial:

Bom relacionamento com a equipe

Uma boa estratégia gera bons resultados, mas uma boa estratégia feita por uma grande equipe, gera grandes resultados.

Ser um gestor moderno significa mais do que apenas dar ordens. É se colocar no lugar dos profissionais de vendas e entender suas demandas. Uma coisa é certa: a dedicação às pessoas da sua equipe vão aumentar o sucesso da sua empresa.

Desenvolver uma boa comunicação interna como Gestor Comercial

Para construir um ambiente de boas relações, o gestor deve saber motivar e extrair o melhor dos seus colaboradores, e o mais importante: ouvir.

O diálogo é fundamental para melhorar a gestão comercial. Escutar as palavras dos colaboradores mostra que eles também são parte do processo, o que valoriza a presença deles no setor.

Dessa forma, saber ouvir – e exigir no momento certo – é uma das qualidades fundamentais para ser um bom gestor.

Manter-se atualizado no mercado

Para manter o crescimento da empresa sólido, é necessário estar sempre de olho no mercado, principalmente para analisar preços.

Mantenha uma pesquisa de preços ativa, para saber se o que está pagando a fornecedores é realmente a melhor oferta. Faça um comparativo com os valores cobrados e pagos por outras empresas e fornecedores e veja como pode adquirir materiais que se ajustem da melhor forma ao orçamento.

Ah, e mantenha sempre o olho na concorrência. Analise as informações mais relevantes para manter o nível de competitividade da sua empresa.

Participar ativamente do marketing e das vendas

Ser um bom gestor significa estar por dentro de todas as etapas do processo de vendas.

Dessa maneira, participar ativamente das estratégias da equipe de “Vendarketing” é inevitável. É preciso alinhar entre os times, a cada passo do processo comercial, para que as táticas aplicadas atinjam o objetivo principal, que é aumentar as vendas da empresa.

Mas, para isso acontecer, é preciso estudar. Conheça os seus clientes, suas demandas e expectativas. Pesquise para ter a melhor solução para o problema do consumidor, traçando um perfil de cliente ideal para criar estratégias assertivas de conversão.

Construir uma rede de contatos sólida sendo 

Ter uma rede de contatos sólida é mais um fator chave para a construção de uma boa gestão comercial, principalmente em relação aos fornecedores.

Invista na melhoria do relacionamento para que as transações sejam otimizadas, com maior confiança entre empresa e fornecedor, dando atenção aos seus parceiros. Estreite o relacionamento com a otimização de interações e rotinas.

O uso do Supplier Relationship Manager (SRM) pode auxiliar este processo, já que automatiza a gestão do relacionamento com fornecedores.

Ter consciência dos objetivos da Empresa

Acima de tudo, antes de começar qualquer nova estratégia, é preciso entender as metas do seu setor. Se ainda não tiver, comece a traçá-las.

É fundamental saber quais as forças e as fraquezas da empresa, como é possível melhorar os processos, como os vendedores podem ter uma melhor produtividade, como é o relacionamento com os clientes,

Saiba onde a empresa quer chegar. A partir daí, construa sua estratégia.

Atentar-se às mudanças tecnológicas

A cada dia mais a tecnologia vem se tornando uma importante aliada nos processos de uma empresa. No setor comercial, não é diferente.

Dessa forma, não deixe de lado o que está acontecendo e fique atento às mudanças tecnológicas e como elas podem te ajudar, tanto dentro quanto fora da empresa, seja para organização do processo de vendas, quanto para evoluir o seu produto.

Algumas ferramentas, como o SRM, o CRM e o ERP são fundamentais para qualquer empresa que deseja ter um processo comercial organizado e com controle de todas as etapas.

Bônus: Aprenda como se tornar um ótimo Gestor Comercial

Ser um bom gestor comercial abre qualquer porta para empresas de todo porte. Se você souber utilizar estratégias com maestria, é possível tornar o seu setor uma máquina de vendas.

Tudo depende, no entanto, da forma como o setor de vendas é gerenciado.

Se você quer se tornar um gestor comercial de excelência, você precisa conhecer o nosso
Programa de Aceleração em Prospecção para Gestores de Marketing e Vendas.

Durante três meses, você aprenderá a construir um processo de vendas na prática, atuando na construção, documentação e validação de todas as etapas da prospecção. No módulo final, serão quatro semanas de atividades onde você aprenderá na prática a ter resultados reais.

Use a Receita Previsível, um método utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo, para quebrar barreiras do seu processo de prospecção. Junte-se ao Programa de Aceleração em Prospecção e aprenda a construir seu processo de vendas.

Veja mais em nosso Blog!

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

46

Uncategorized

3

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

49

Outbound Sales

19

Outbound Marketing

42

Outbound

24

Marketing

10

fresh air :)

1

Estratégia

34

Dicas

10

Confira Nossos Livros

Workbook Receita Previsível

Hipercrescimento

Receita Previsível

Populares

outros posts