Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Saiba como ser um Bom Gestor Comercial

Saiba como ser um Bom Gestor Comercial

Ser um bom gestor comercial exige excelência. Porque é por ele que as estratégias do negócio vão passar. Ele é um personagem fundamental para manter a empresa na rota de crescimento do negócio.

Mas, é possível alcançar um ótimo nível de gestão do setor de vendas de uma empresa, usando muita inteligência, conhecimentos de mercado e com o auxílio de tecnologia.

Fique ligado! Nesse post vamos te mostrar as ferramentas necessárias para ser um bom gestor comercial e alcançar o sucesso desejado pela sua empresa.

Como ser um bom Gestor Comercial

Ter uma Gestão Comercial bem-sucedida é desafiador.

O gestor comercial é parte fundamental dessa engrenagem, porque passa por ele a definição de estratégias que vão garantir o crescimento do negócio.

Existem diversos caminhos para ser um gestor comercial de sucesso. Na prática, é preciso desde o primeiro dia no cargo, tornar o setor sólido, com boas práticas que vão ajudar no aumento da produtividade e nas vendas do seu negócio.

Por isso, é importante alinhar todos os processos de forma clara e objetiva, para que todos consigam cumprir com excelência. Além disso, é importante ter a tecnologia como aliada na gestão do setor.

Mas existem outros fatores que não podem ficar de fora. Veja a seguir os mais importantes para uma boa gestão comercial:

Bom relacionamento com a equipe

Uma boa estratégia gera bons resultados, mas uma boa estratégia feita por uma grande equipe, gera grandes resultados.

Ser um gestor moderno significa mais do que apenas dar ordens. É se colocar no lugar dos profissionais de vendas e entender suas demandas. Uma coisa é certa: a dedicação às pessoas da sua equipe vão aumentar o sucesso da sua empresa.

Desenvolver uma boa comunicação interna como Gestor Comercial

Para construir um ambiente de boas relações, o gestor deve saber motivar e extrair o melhor dos seus colaboradores, e o mais importante: ouvir.

O diálogo é fundamental para melhorar a gestão comercial. Escutar as palavras dos colaboradores mostra que eles também são parte do processo, o que valoriza a presença deles no setor.

Dessa forma, saber ouvir – e exigir no momento certo – é uma das qualidades fundamentais para ser um bom gestor.

Manter-se atualizado no mercado

Para manter o crescimento da empresa sólido, é necessário estar sempre de olho no mercado, principalmente para analisar preços.

Mantenha uma pesquisa de preços ativa, para saber se o que está pagando a fornecedores é realmente a melhor oferta. Faça um comparativo com os valores cobrados e pagos por outras empresas e fornecedores e veja como pode adquirir materiais que se ajustem da melhor forma ao orçamento.

Ah, e mantenha sempre o olho na concorrência. Analise as informações mais relevantes para manter o nível de competitividade da sua empresa.

Participar ativamente do marketing e das vendas

Ser um bom gestor significa estar por dentro de todas as etapas do processo de vendas.

Dessa maneira, participar ativamente das estratégias da equipe de “Vendarketing” é inevitável. É preciso alinhar entre os times, a cada passo do processo comercial, para que as táticas aplicadas atinjam o objetivo principal, que é aumentar as vendas da empresa.

Mas, para isso acontecer, é preciso estudar. Conheça os seus clientes, suas demandas e expectativas. Pesquise para ter a melhor solução para o problema do consumidor, traçando um perfil de cliente ideal para criar estratégias assertivas de conversão.

Construir uma rede de contatos sólida sendo 

Ter uma rede de contatos sólida é mais um fator chave para a construção de uma boa gestão comercial, principalmente em relação aos fornecedores.

Invista na melhoria do relacionamento para que as transações sejam otimizadas, com maior confiança entre empresa e fornecedor, dando atenção aos seus parceiros. Estreite o relacionamento com a otimização de interações e rotinas.

O uso do Supplier Relationship Manager (SRM) pode auxiliar este processo, já que automatiza a gestão do relacionamento com fornecedores.

Ter consciência dos objetivos da Empresa

Acima de tudo, antes de começar qualquer nova estratégia, é preciso entender as metas do seu setor. Se ainda não tiver, comece a traçá-las.

É fundamental saber quais as forças e as fraquezas da empresa, como é possível melhorar os processos, como os vendedores podem ter uma melhor produtividade, como é o relacionamento com os clientes,

Saiba onde a empresa quer chegar. A partir daí, construa sua estratégia.

Atentar-se às mudanças tecnológicas

A cada dia mais a tecnologia vem se tornando uma importante aliada nos processos de uma empresa. No setor comercial, não é diferente.

Dessa forma, não deixe de lado o que está acontecendo e fique atento às mudanças tecnológicas e como elas podem te ajudar, tanto dentro quanto fora da empresa, seja para organização do processo de vendas, quanto para evoluir o seu produto.

Algumas ferramentas, como o SRM, o CRM e o ERP são fundamentais para qualquer empresa que deseja ter um processo comercial organizado e com controle de todas as etapas.

Bônus: Aprenda como se tornar um ótimo Gestor Comercial

Ser um bom gestor comercial abre qualquer porta para empresas de todo porte. Se você souber utilizar estratégias com maestria, é possível tornar o seu setor uma máquina de vendas.

Tudo depende, no entanto, da forma como o setor de vendas é gerenciado.

Se você quer se tornar um gestor comercial de excelência, você precisa conhecer o nosso
Programa de Aceleração em Prospecção para Gestores de Marketing e Vendas.

Durante três meses, você aprenderá a construir um processo de vendas na prática, atuando na construção, documentação e validação de todas as etapas da prospecção. No módulo final, serão quatro semanas de atividades onde você aprenderá na prática a ter resultados reais.

Use a Receita Previsível, um método utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo, para quebrar barreiras do seu processo de prospecção. Junte-se ao Programa de Aceleração em Prospecção e aprenda a construir seu processo de vendas.

Veja mais em nosso Blog!

O que é Gestão Comercial?

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Dicas

12

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?