Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

cliente-fidelizado-com- fazer-a-gestao-do-relacionamento

Cliente fidelizado: como fazer a gestão do relacionamento?

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa é obter mais lucro, melhores resultados e satisfeitos. Mas, para que isso seja possível, muito trabalho precisa ser feito, não é mesmo?

Em toda a jornada de compra de compra existem muitos fatores que contribuem para que um cliente seja fidelizado. Por isso, é essencial olhar como estão os processos na sua empresa e entender como uma boa gestão de relacionamento contribui para a satisfação dos consumidores.

Ao longo deste conteúdo vamos entender mais sobre as vantagens de fidelizar clientes e como garantir que essa boa prática aconteça também nos seus negócios. Continue a leitura para saber mais!

Cliente fidelizado: qual a importância e como garantir que isso aconteça

Você sabia que de acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, manter clientes fidelizados pode representar um aumento de até 95% no faturamento das empresas?

Isso porque o processo de gerar clientes satisfeitos consiste em fornecer aos consumidores experiências positivas para que a empresa conquiste a preferência e esteja sempre no radar do seu público, consolidando-se como a principal referência.

Ou seja, o processo de fazer com que o cliente seja fidelizado também pode ser resumido a construção de uma relação de confiança entre empresa e cliente. E, se estamos falando de relacionamento, precisamos falar de uma solução de CRM de Vendas.

Você sabe o que é um CRM e para que serve?

CRM de Vendas e o relacionamento com os clientes

O sistema de CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma solução completa para o gerenciamento de empresas.

A plataforma proporciona o controle de todo o processo de vendas e marketing. Assim, é possível garantir a análise de todas as interações feitas pelos clientes. Isso dá à empresa a oportunidade de entender realmente como seus compradores estão sendo atendidos.

E os benefícios não são apenas para a gestão. Hoje a maioria das plataformas de CRM são desenhadas para atender também aos vendedores por meio da automação de processos burocráticos, envio de notificações de atividades importantes e checklists que ajudam o processo comercial.

Ou seja, podemos entender que o CRM é uma solução muito relevante para qualquer time de vendas. Afinal, é importante lembrar que manter um cliente fidelizado não é uma tarefa fácil.

Lidar com inúmeras tarefas como o preenchimento de informações no sistema, abordagens, follow-ups… E, quando se trata de vendas complexas, sabemos que essas atividades são multiplicadas, afinal os profissionais precisam gerenciar diversos clientes em diferentes etapas da venda.

Em casos como estes, lembrar de todas as tarefas e executá-las sem atrasar o processo de vendas pode se tornar algo complicado sem a ajuda de soluções tecnológicas.

Além disso, como estamos na era da transformação digital, é estratégico e relevante para os negócios contar com soluções que potencializem as ações dos times comerciais se você quiser aumentar os seus lucros.

Então, se o que você deseja é um cliente fidelizado, confira 4 provas que o CRM de vendas pode te ajudar a conquistar os melhores resultados:

  1. Com a essa solução você engaja a equipe de vendas ao mesmo tempo que garante que todas as informações estarão no mesmo lugar;
  2. Todos os dados estarão centralizados em um só lugar, então o atendimento aos compradores será feito de forma mais rápida e eficaz, garantindo que o cliente seja fidelizado;
  3. Com todos os dados à disposição, é possível que a gestão tome decisões mais efetivas e de forma mais rápida;
  4. Logo, todo o processo de vendas acaba sendo otimizado, além de se tornar mais eficiente.

Por que fidelizar um cliente, então?

Até aqui falamos sobre os objetivos de crescimento e expansão de qualquer negócio e os caminhos necessários para tal feito.

Entendemos, então, a importância da gestão de relacionamento entre uma empresa e seu respectivo público e boas práticas para a condução dessa relação através de soluções tecnológicas.

E, além dos motivos que já citamos como a otimização dos processos comerciais, não poderíamos deixar de mencionar o que dizia Philip Kotler, considerado o pai do marketing. Para ele, tão importante quanto a captação de novos consumidores é garantir que o cliente seja fidelizado.

Isso porque é muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Prova disso, é que os custos para reter um cliente podem ser até cinco vezes menores do que os investidos na captação de um novo integrante da carteira de clientes.

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Bain & Company, clientes fidelizados gastam, em média, 67% mais do que novos clientes.

O estudo ainda indica que o aumento das taxas de retenção de clientes em pelo menos 5% pode aumentar a lucratividade das empresas em até 95%.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo pudemos entender sobre os impactos de um cliente fidelizado e a necessidade da gestão de relacionamento para empresas que desejam alcançar bons resultados.

Além disso, uma empresa com um cliente fidelizado é uma empresa com maior previsibilidade de fluxo de caixa, afinal, é possível saber quantas vezes e quais produtos serão ofertados em determinado período.

Dessa forma a empresa passa a contar com rendimentos mensais que podem ser utilizados para novos investimentos e definição de novas estratégias.

Se no negócio você também precisa garantir que os clientes sejam fidelizados, conheça mais sobre a Ploomes. A empresa brasileira de CRM, nasceu em 2015 com o objetivo de resolver os problemas de vendedores e gestores que lidam com vendas complexas e hoje já revolucionou a área comercial de milhares de empresas.

Para isso, a solução conta com quatro pilares fundamentais: CRM, Workflow, CPQ e Relatórios. Além disso, o Ploomes proporciona suporte especializado para antecipar os desejos dos clientes e garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Veja mais em nosso Blog!

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

46

Uncategorized

3

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

49

Outbound Sales

19

Outbound Marketing

42

Outbound

24

Marketing

10

fresh air :)

1

Estratégia

34

Dicas

10

Confira Nossos Livros

Workbook Receita Previsível

Hipercrescimento

Receita Previsível

Populares

outros posts