Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Domine o mundo conquistando um nicho de cada vez (4/100)

Estou atualizando e postando o livro Hipercrescimento em pequenas partes ao longo de 2023, adicionando comentários depois de cada parte do livro.

Hipercrescimento está na minha lista dos 10 melhores livros. Uma leitura excelente para todos os líderes SaaS!” – Michael Reid, CRO da ThousandEyes (100+ milhões de dólares).

 

É melhor já começar esclarecendo um erro de percepção sobre a palavra “nicho” Quando você conquista um nicho, você não está “pensando pequeno”. Você não está limitando seu sonho. Você não está reduzindo permanentemente seu mercado potencial.

Nicho, nesse contexto, significa foco em um cliente específico com uma dor específica e uma solução específica. Independentemente de quantos tipos de clientes você poderia ajudar, ou quantos dos seus problemas você poderia resolver.

Não deixe sua visão grandiosa do futuro ou objetivo grande e ambicioso atrapalharem os pequenos passos diários necessários para atrair clientes hoje.

O hipercrescimento não vem de vender muito para muitos mercados,atirar para todos os lados (ou, em outras palavras, diluir sua energia). O crescimento vem de focar nas melhores possibilidades de conquistar clientes, ajudá-los a ter sucesso, criar uma reputação baseada em resultados tangíveis e crescer a partir daí.

 

Essas empresas tinham sonhos globais, mas começaram de forma estreita:

 

  • Salesforce começou com automação de força de vendas.
  • Facebook começou com faculdades de prestígio dos Estados Unidos.
  • PayPal decolou com usuários do eBay.
  • Amazon começou com livros.
  • Zappos focou nos calçados.

 

Qual é o ponto mais fácil de começar agora? No seu caso, qual é o caminho que apresenta a menor resistência para que você chegue ao dinheiro?

 

Concentrar-se em setores ou tipos específicos de clientes, como bancos, empresas de software, faz parte, mas não é tudo. Você também precisará direcionar seus pontos fortes especiais (e não todos os pontos fortes) para onde eles possam criar o maior (E não qualquer valor) e:

 

  • Resolver uma problema específica para
  • Um cliente alvo ideal 
  • Uma maneira crível e repetível,
  • Aplicando métodos previsíveis para (a) encontrá-los e (b) interessá-los.

 

Qualquer tipo de especialização que o ajude a se destacar da multidão, ser o melhor, vencer ou ser especial tem um valor enorme.

Por exemplo: se sua empresa voltar à criação de soluções personalizadas para cada cliente e cada vez precisar reinventar a roda, terá o dobro de dificuldades. Para começar, será mais difícil se promover, porque, pense bem: qual problema sua empresa de fato resolve? Em segundo lugar, a menos que se tenha algum tipo de solução, estrutura ou sistema que possam ser repetidos, o crescimento será difícil. Você terá de ser um sujeito muito cabeça-dura para desenvolver uma empresa como essa, ou precisará ter muita sorte, mas sorte não gera sucesso perene.

Se você se concentrar em resolver um único problema muito bem e puder se adaptar conforme o mercado evolui, o céu é o limite.

 

Observações: a IA e o ChatGPT podem mudar tudo em seu mercado, ou não. É cedo demais para dizer. Mas algo que não mudará são seus relacionamentos de confiança. Esteja você preocupado ou animado com a IA (ambas reações apropriadas!), saiba que o que ela ainda não pode replicar seus relacionamentos de confiança. Relacionamentos de confiança sempre vão se destacar em meio ao ruído do mundo melhor do que qualquer outra coisa. Independentemente do que mais você esteja fazendo, invista nesses relacionamentos, sejam eles com amigos, negócios ou familiares.

 

O mundo só ficará mais:

 

  • Caótico
  • Confuso e
  • Comoditizado

 

Navegue e se destaque concentrando-se no que e em quem parece “certo” (bom / interessante / importante). Pratique ouvir mais a sua intuição. Em um mundo confuso de dados conflitantes e conselhos úteis mas equivocados, ela será sua estrela guia.

 

PRÓXIMA SEMANA: O Arco da Atenção (5/100)

POST ANTERIOR: Como Saber se Você Garantiu seu Nicho (3/100)

Aaron Ross

Aaron Ross

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

2

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner