Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

O que é Gestão Comercial e para que serve

O que é Gestão Comercial e para que serve?

Um dos maiores desafios de uma empresa é ter uma área comercial sólida. É importante ter bons processos para esse setor, porque ele é um dos mais vitais de qualquer negócio, não importa o tamanho. E é para isso que existe a Gestão Comercial!

Ele será responsável pelo relacionamento com stakeholders e estará apresentando a empresa para fornecedores, clientes e investidores.

Portanto, é fundamental fazer uma boa gestão do departamento comercial. Você sabia que existe uma área criada especialmente para isso e que empresas procuram cada dia mais profissionais desse setor para ajudar no desenvolvimento do negócio?

Se você quer entender o que é gestão comercial e para que serve, continue conosco neste post. Vamos nessa?

O que é Gestão Comercial?

Gestão Comercial é a área responsável por todos os processos e recursos do departamento comercial de uma empresa. Esse setor administra as atividades de compra e venda de produtos e serviços.

A tarefa desafiadora será conduzida pelo gestor comercial, que terá que lidar com estratégias para vendas, pesquisas de mercado, gestão do relacionamento com clientes e fornecedores, entre outros aspectos gerenciais.

Dessa forma, a gestão comercial não se trata apenas do gerenciamento do setor. Portanto, o gestor deverá ter conhecimentos em diversas áreas, como gestão de pessoas, vendas, marketing, entre outras.

Essa área é fundamental para o crescimento sólido de um negócio. É ela quem definirá o planejamento estratégico da empresa e como o mercado será explorado para conquistar o sucesso da empresa.

Para que serve?

Já sabemos o que é gestão comercial. Agora, vamos saber qual a sua função prática.

A gestão empresarial de um departamento comercial tem um objetivo principal: ajudar a empresa a atingir resultados sólidos de crescimento, aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade da empresa.

Dessa forma, essa área procura aplicar modelos e estratégias que otimizem o trabalho do setor comercial, buscando sempre os melhores resultados. Nesse caso, a tecnologia é uma importante aliada e é usada para aprimorar e unificar processos.

A gestão comercial está sempre em busca de oportunidades para criar novas atividades que proporcionem o crescimento sólido da empresa. Por isso, é importante ter boas práticas para aprimorar os processos do seu negócio.

7 Dicas para uma boa Gestão Comercial

Para levar sua empresa para o sucesso, é preciso seguir os caminhos disponíveis para alcançar um bom processo para o departamento comercial. São muitos, mas existem os principais que todo negócio deve seguir. Veja a seguir as 7 melhores dicas para uma boa gestão comercial.

1. Identificar onde melhorar o seu negócio

Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer nova estratégia, pare e pense. É fundamental saber quais as forças e fraquezas do negócio. Portanto, é mais do que necessário entender como são os processos da sua empresa, com uma pesquisa minuciosa.

Identifique os problemas e faça algumas perguntas que podem te ajudar neste processo:

  • Qual o motivo do sucesso de uma equipe de vendas e o fracasso de outras?
  • O que fazer para deixar meus vendedores mais satisfeitos?
  • Como é o relacionamento com clientes e fornecedores?

Estude cada ponto e veja o que deve melhorar ou ser mantido como está. Só a partir disso, comece a propor mudanças.

2. Definir metas

Todo empreendimento tem – ou deve ter – metas. Dentro da empresa, cada setor tem a sua, inclusive o comercial. Portanto, ao analisar o seu negócio, perceba se elas já estão traçadas. Estude os resultados alcançados e faça um planejamento com o que você pretende alcançar. Use isso para direcionar sua equipe para o crescimento da empresa.

3. Promover uma boa comunicação entre a equipe

Para construir um ambiente de boas relações, o gestor deve saber motivar e extrair o melhor dos seus colaboradores, e o mais importante: ouvir.

O diálogo é fundamental para melhorar a gestão comercial. Escutar as palavras dos colaboradores mostra que eles também são parte do processo, o que valoriza a presença deles no setor.

Dessa forma, saber ouvir – e exigir no momento certo – é uma das qualidades fundamentais de uma boa equipe.

4. Planejar e utilizar as estratégias corretas

Além de traçar metas e ter objetivos claros, é essencial saber quais estratégias usar para alcançá-las. Por isso, você deve planejar cada etapa do processo de vendas, desde a logística da entrega de produtos até a prospecção de clientes, passando pelo fechamento. Aqui, as equipes de vendas e de marketing devem estar bem alinhadas para que tudo saia conforme planejado.

5. Pesquisar o mercado

Não é só o marketing que precisa conhecer os clientes para criar boas campanhas. O setor comercial, como um todo, também deve conhecer seus consumidores, principalmente o gestor comercial, para entender quais são suas demandas e como seu produto ou serviço poderá solucioná-las. Pesquise o mercado, analise o nicho e colete informações para traçar o perfil ideal de cliente.

6. Utilizar um sistema CRM

O Custom Relationship Management (CRM), é um sistema capaz de aprimorar os processos do setor, porque consegue reunir em um único software, todos os pontos de contato entre a empresa e o cliente. Com isso, você consegue entender preferências de consumo e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, como consequência melhorando o processo de vendas.

7. Automatizar os processos

A tecnologia é uma aliada essencial para otimizar a gestão comercial. Ela ajuda a automatizar os processos da empresa e torná-los mais produtivos e certeiros. Existem diversas soluções para os mais diversos setores do negócio, seja online ou físico. Mas é fundamental tê-los no dia a dia do setor comercial. O CRM, o SRM e o ERP são alguns dos que poderão ajudar na sua jornada.

Dica Bônus: Como ser um ótimo Gestor Comercial

Ser um bom gestor comercial abre qualquer porta para empresas de todo porte. Se você souber utilizar estratégias com maestria, é possível tornar o seu setor uma máquina de vendas.

Tudo depende, no entanto, da forma como o setor de vendas é gerenciado.

Se você quer se tornar um gestor comercial de excelência, você precisa conhecer o nosso
Programa de Aceleração em Prospecção para Gestores de Marketing e Vendas.

Durante três meses, você aprenderá a construir um processo de vendas na prática, atuando na construção, documentação e validação de todas as etapas da prospecção. No módulo final, serão quatro semanas de atividades onde você aprenderá na prática a ter resultados reais.

Use a Receita Previsível, um método utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo, para quebrar barreiras do seu processo de prospecção. Junte-se ao Programa de Aceleração em Prospecção e aprenda a construir seu processo de vendas.

Conheça o Curso de Prospecção de Clientes!

Veja mais em nosso Blog!

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

1

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?