Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

5 Ferramentas de Prospecção de Clientes: Turbine Suas Vendas

5 Ferramentas de Prospecção de Clientes: Turbine Suas Vendas

Encontre seus clientes ideais com estas ferramentas de prospecção de clientes

Quando pensamos em ferramentas de prospecção de clientes, devemos primeiro entender o conceito de prospecção ativa, o chamado outbound marketing.

O primeiro passo para trabalhar com ferramentas de outbound marketing é descobrir o perfil de seu cliente ideal.

Sem isso, sua empresa estará perdida, prospectando clientes de forma aleatória, independentemente das ferramentas de prospecção de clientes que usar.

Empresas que já têm uma base de clientes podem fazer uma pesquisa das características de seus clientes mais lucrativos e encontrar esse perfil ideal.

Nessa hora, o princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, pode ajudar.

Segundo esse princípio, 20% das causas geram 80% dos efeitos. Em vendas, isso pode ser traduzido como: 80% de suas vendas são geradas por 20% dos clientes.

Ao analisar esses 20% de melhores clientes, você deve descobrir características comuns entre eles.

Por exemplo, no caso de clientes B2B, você pode descobrir ramos de atuação, segmentos de mercado, porte das empresas, região geográfica, número de funcionários, faturamento etc.

Personas

No caso do B2C, você pode criar personas.

São personagens fictícias, baseados na realidade de seu negócio, que descrevem com perfeição as características sociodemográficas dos clientes (idade, gênero, profissão, escolaridade etc.) e seu perfil comportamental, as crenças e valores.

Algumas empresas criam personas no B2B também. É o perfil dos empreendedores, gestores ou responsáveis pelas compras nas empresas com que trabalham.

Agora que você já entendeu a importância de conhecer seu público-alvo para poder usar ferramentas de prospecção de clientes no outbound marketing, veja alguma das que selecionamos para você.

5 ferramentas de prospecção de clientes para ajudar no outbound marketing

1. Ferramentas de pesquisa online

Acabamos de falar da importância de conhecer seu cliente ideal. Nesse sentido, ferramentas de pesquisa digital online podem ser bastante úteis,

Esses formulários online como o Google Forms e o Typeform te ajudam a criar questionários de pesquisa e enviar os links para acessá-los e respondê-los para sua base de clientes, por exemplo.

Assim, você a conhecerá melhor e poderá definir o perfil de cliente ideal com muito mais assertividade.

Além disso, você também pode fazer pesquisas de mercado, para descobrir o perfil de seus potenciais clientes, caso não conte com uma base consolidada para isso.

2. Ferramentas para o LinkedIn

O LinkedIn é uma base imensa de contatos de empresas, com o nome, cargo e características das pessoas que trabalham nelas.

Portanto, pode ser uma ferramenta de prospecção de clientes fantástica, mesmo para quem tem a conta gratuita nessa mídia social.

Se você quiser investir um pouco mais no LinkedIn como ferramenta de prospecção de clientes, além de fazer um upgrade para uma conta premium, pode usar ferramentas desenvolvidas para isso, tais como:

  • Ramper: na verdade, o Ramper usa diversas redes sociais além do LinkedIn para te ajudar a captar e-mails de executivos e outros colaboradores de seu interesse em empresas que tem o perfil de cliente ideal para você.
  • LinkedIn Sales Navigator: ferramenta de prospecção de clientes do próprio LinkedIn, ela conta com diversas funcionalidades para que você possa usar essa rede social em busca dos clientes ideais para o seu negócio.

3. Ferramentas de CRM

Talvez uma das mais importantes ferramentas de prospecção de clientes, um software CRM auxilia sua empresa e sua força de vendas a desenvolver sólidos relacionamentos com eles.

E, nesse sentido, o primeiro passo é, evidentemente, a prospecção.

Ao contar com um CRM, sua empresa terá todos os dados dos clientes, seus perfis completos consolidados em um único local.

Além disso, essas ferramentas de prospecção de clientes dispõem de um histórico de todas as interações realizadas com eles. Assim, na hora de montar os perfis de seus clientes ideias, você tem tudo que precisa.

Com ajuda de filtros e relatórios gerencias, você pode determinar facilmente as personas que deve prospectar no mercado.

E as vantagens do CRM não param por aí. Após colocar esses prospects que você captou na ferramenta CRM, é possível acompanhar todo desenrolar da oportunidade aberta, do contato inicial, passando por visitas e conversas, envio de propostas e negociação, até o fechamento do negócio.

Assim, todas as fases da prospecção de clientes podem ser monitoradas pela gerência e pelo próprio vendedor.

A ferramenta usada para isso é o chamado funil de vendas. Você sabe o que é funil de vendas?

Trata-se de uma ferramenta visual em que é possível visualizar todos os negócios em andamento na empresa, em que fase da prospecção se encontram, qual o potencial de fechamento, valores envolvidos e outros dados que auxiliam na gestão da equipe comercial e no fechamento de vendas.

Se você pensa em opções de ferramentas de prospecção de clientes, o CRM é uma das melhores alternativas a considerar.

4. App de vendas no celular

Definir o perfil de seu cliente ideal e encontrar seus dados de contato por meio das ferramentas mostradas acima é apenas o primeiro passo da prospecção.

Enquanto esse lead (interessado com potencial de comprar) não se tornar cliente, o processo de prospecção ainda está em andamento.

E principalmente para quem trabalha com vendas B2B, visitar clientes é uma parte importante desse trabalho. Por isso, independentemente da ferramenta de prospecção de clientes escolhida, contar com uma versão deste app para vendedores no celular será muito útil para a equipe em campo.

Assim, seja se deslocando ou mesmo buscando informações importantes durante a visita ao cliente, seus vendedores sempre terão acesso aos dados que precisam na palma da mão.

5. Ferramenta para prospecção B2B e Inteligência de Mercado

Um dos principais softwares de prospecção B2B no mercado brasileiro é o da Econodata. A plataforma da econodata usa o Big Data para auxiliar, empresas em suas prospecções, através dela você consegue realizar segmentações muito precisas como:

  • Região;
  • Setor;
  • Porte;

O software possui mais de 20 filtros avançados e através dele você consegue extrair as informações completas das empresas, a ferramenta também conta com um sistema de validação de e-mails, desta forma você consegue ter maior assertividade com a lista que é foi gerada por você.

Você já usa ferramentas de prospecção de clientes em seu negócio? Já conhecia algumas das que citamos? Tem outras para indicar?

Compartilhe seus conhecimentos e opiniões nos comentários.

Veja mais: Curso de Prospecção de Clientes

O que é SDR?

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Julio Paullilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

1

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?