Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Como Aumentar A Receita Unindo Customer Success e Vendas

Como Aumentar A Receita Unindo Customer Success e Vendas

A criação de estratégias de vendas para aumentar a receita da empresa é algo que se faz muito presente nos processos de marketing.
Isso porque esse setor é o responsável pela divulgação e captação de novos clientes. Uma vez que, ele realiza campanhas, prospecta clientes e difunde a imagem da marca.

Contudo, hoje em dia o público está cada vez mais exigente devido à Era Digital e suas inúmeras possibilidades.

Afinal de contas, com apenas uma pesquisa podemos achar diversas opções. Mas, não é a competitividade que importa do ponto de vista do cliente.

E sim, a qualidade daquilo que ele busca e de todos os processos que envolvem essa aquisição, ou seja, indo desde o momento da procura que deve trazer informações claras. Até mesmo no atendimento pós-compra quando necessário.

Logo, o conceito de Customer Success – ou Sucesso do Cliente – se mostra muito importante!

Desse modo, ao longo do artigo iremos abordar como esse conceito e o setor de vendas devem trabalhar juntos para aumentar a receita da empresa!

O Que É Customer Success?

Alguma vez, ao comprar algo, você já se sentiu desapontado com o que recebeu, devido à qualidade inferior ao esperado?

Ou até mesmo, comprou algo sentiu um encantamento, pois, o produto/serviço era ainda melhor do que imaginava?

Podemos dizer que isso está diretamente ligado ao Customer Success, ou seja, é a relação entre as expectativas e o sucesso de um cliente que adquire algo em sua empresa.

Contudo, a aquisição de um produto ou serviço é algo subjetivo, algumas vezes este surpreende de forma positiva, mas em outras, de forma negativa.

Tudo isso se trata de uma simples questão de percepção que atinge tanto o produto, quanto a marca que o disponibiliza no mercado!

Desse modo, quando compramos algo e aquilo não atende às expectativas nos sentimos insatisfeitos. Caso contrário, a sucesso do cliente é atingida.

Essa reação é algo que define a capacidade de aumentar a receita da empresa, uma vez que, influencia no fortalecimento de sua marca.

Mas, ela não se limita apenas ao produto/serviço em si. Se relaciona também com todos os processos ali envolvidos.

Imagine que o cliente goste do item adquirido, até o momento ele tem uma boa percepção deste e da marca. No entanto, ele possui uma simples dúvida sobre seu uso e ao buscar contato com a marca acontece um dos problemas a seguir:

  1. Ele encontra dificuldades de entrar em contato;
  2. Quando finalmente é atendido, a comunicação é falha;
  3. Por fim, ele não tem o esclarecimento desejado.

O que acontece então nesses casos? Em geral, o cliente fica insatisfeito, pois, por melhor que o produto seja, o atendimento não foi.

Já que ele ainda possui dúvidas sobre uso e possíveis problemáticas que não foram solucionadas ao contatar a marca!

Com isso, o atendimento se mostra ineficiente. Sendo justamente por essa questão que muitos consumidores compram de outra marca no futuro.

Qual A Importância Customer Success Do Para Aumentar A Receita Da Empresa?

Dessa forma, podemos perceber que para o cliente hoje, o que vale são aspectos como:

  • Qualidade na mercadoria e no atendimento;
  • Relacionamento facilitado e assertivo.

Então, para aumentar a receita da empresa ela precisa se tornar competitiva. Mas, hoje isso é feito muito além das tradicionais campanhas de marketing.

Assim sendo, é preciso investir na experiência do usuário, pois este é o maior campo de competitividade dentro dos mercados hoje em dia.

Seu conceito se volta a todas as etapas do processo que irei resumir aqui em apenas 3 categorias que representam sua metodologia.

  • Estruturação: ou seja, a formação de equipes, construção da marca no mercado, criação de sites e perfis de comunicação, tudo aquilo que é preciso para seu funcionamento.
  • Produção: já aqui falamos dos processos de elaboração e criação de um produto ou mercadoria. Isso inclui a compra de matérias-primas, fabricação e testes de mercado, por exemplo.
  • Comercialização: são os canais de venda ativos, os processos de logística, os canais de atendimento e todo o relacionamento criado no pré e pós-venda.

Portanto, dentro de cada uma dessas etapas precisamos pensar em como isso vai agradar o cliente, dando a ele uma percepção incrível de sua marca.

Ao mesmo tempo que você cria competitividade no mercado atuante. Não mais com propagandas e sim, pela construção de um relacionamento satisfatório.

Então, você precisa ir além do que a sua concorrência já faz, para que você seja a marca escolhida pelo público!

Quais As Características Do Consumidor Atual?

Para aumentar a receita da empresa, a primeira coisa a se é entender qual tipo de consumidor temos hoje no mercado.

Isso porque estamos na terceira geração de consumidores: aqueles “afetados” pela era digital. Isso torna eles o lado que dá as cartas!

Informado e conectado: hoje em dia, o consumidor tem muito mais acesso às informações devido ao uso de smartphones, notebooks e computadores. O alcance é muito maior que antigamente e ainda mais rápido.

Além disso, boa parte de seu consumo surge através das redes sociais e dos canais virtuais de comunicação pelas propagandas veiculadas e perfis profissionais.

Avalia os preços: a precificação de produtos e serviços é um fator muito importante para o consumidor. Ou seja, ele busca o melhor custo-benefício, ele quer ter vantagem na compra.

Mas, ao mesmo tempo, se preocupa com a qualidade e chega a pagar mais quando tem garantias disso!

Sensível: ele não quer apenas comprar algo, seja produto ou serviço, ele quer o pacote completo. Quer receber desde mimos (brindes) até um atendimento personalizado às suas necessidades.

Preocupado e influenciador: outra característica do novo consumidor é que ele presa pela opinião de outras pessoas em suas compras.

Por exemplo, antes de realizá-las, ao buscar informações de clientes da marca desejada.

Pois, ele presa mais pela qualidade, do que pela propaganda! Além disso, no pós-compra ele quer compartilhar a novidade através das redes sociais!

Garantido: hoje com a evolução da tecnologia, o consumidor tem mais segurança para fornecer seus dados durante uma compra. Assim como, para fazer pagamentos pela internet.

Como Usar O CS Para Aumentar A Receita Da Empresa?

Portanto, o consumidor de hoje é aquele que exige mais não apenas na qualidade, como também, no atendimento.

O sucesso dele se define nesses dois parâmetros. E, na maioria dos casos, é com o segundo que mais demonstra sua insatisfação!

Mas, para aumentar a receita da empresa e garantir seus lucros o Customer Success chega como solução. Assim sendo, a primeira coisa é ser feita é ouvir seus clientes.

Ou seja, não adianta criar um banco de dados e fazer a análise de seu perfil, quando não ouvimos suas reclamações, feedbacks e sugestões.

Para melhorar essa relação o primeiro passo é criar uma Pesquisa de Satisfação. Isso deve ser implementado em conjunto com o setor de vendas, pois, são eles que mais irão se beneficiar.

Aumentar A Receita Da Empresa = Deixar O Cliente Satisfeito

Então, para garantir lucros através de uma receita elevada a equipe de vendas precisa investir no sucesso de clientes através da sua experiência.

Desse modo, separamos algumas dicas de como fazer isso. Vale lembrar que hoje, é o novo consumidor quem determina a eficácia da relação empresa-consumidor.

  • CSAT e outros indicadores: é preciso mensurar e identificar as problemáticas do público. Para isso, é fundamental criar um banco de dados referentes às sugestões, feedbacks e reclamações. Através da Pesquisa de Satisfação, obtemos ainda o Customer Success Score que determina a percepção da marca pelo cliente em uma escala. Tudo isso, são os indicadores que devem ser utilizados para melhorar os processos de venda e atendimento.
  • Canais de autoatendimento: quanto mais você simplifica e automatiza a busca por soluções ao cliente, mais lucro e tempo a empresa obtém. Do ponto de vista consumidor, ele sente que tem um menor trabalho e estresse para obter respostas.
  • Liberdade na atuação: dar mais autonomia à sua equipe para tomar decisões não apenas agiliza, como melhora o atendimento. É preciso criar uma linha que estes possam seguir e tomar decisões que atendam ao cliente, mas, que não prejudiquem a empresa.
  • Tecnologia: assim como ela evoluiu, o consumidor também fez o mesmo. Então, é preciso acompanhar este progresso e usá-lo ao favor para reduzir burocracias. Um exemplo disso, é a necessidade de estar presente nos mais diversos canais de comunicação que seu público utiliza.

Conclusão

Vimos ao longo do artigo que para aumentar a receita da empresa, é preciso que a equipe de venda esteja alinhada ao conceito de:

  • Experiência do Usuário;
  • Customer Success.

Uma vez que, em conjunto eles representam a relação que existe entre a expectativa e o sucesso sobre o produto ou serviço adquirido.

Até o atendimento recebido em todos os momentos de pré e pós compra. Então, quando conseguimos atendê-lo melhor, eles se tornam satisfeitos.

Com isso, eles vão muito além do simples, gostar de um produto ou marca, cria-se ainda um encantamento relacionado a marca.

O que acaba gerando um cliente fiel, engajado, colaborativo que passa a comprar com maior frequência e faz o marketing gratuito.

Lembre-se sempre que o sucesso é o mínimo esperado por um cliente, contudo, ele sempre pode receber mais!

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais.

Veja mais em nosso Blog:

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Samuel Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

3

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner