Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

O que é um CRM e para que serve

O que é um CRM e para que serve

A tecnologia deve andar lado a lado com os setores de uma empresa. Hoje, elas auxiliam na elaboração de processos mais ágeis e organizados, culminando no crescimento da empresa com aumento de vendas e produtividade. O CRM é um desses sistemas de automação. Muito se fala dele, mas como ele funciona na prática? Para que serve? Como usá-lo de forma eficiente.

Se você quer saber o que é CRM e como ele é fundamental para uma estratégia de vendas eficiente, continue nesse post.

Vamos nessa?

O que é CRM?

O Custom Relationship Management, que em português é traduzido como Gestão de Relacionamento com o cliente, é um sistema que organiza e registra todos os pontos de contato de um cliente com uma empresa.

Mais do que isso, o CRM é uma estratégia com foco no cliente. Dessa forma, é possível voltar todas as ações da empresa para as necessidades do cliente, envolvendo todo o processo de vendas.

Essa estratégia envolve as áreas de atendimento, vendas e marketing, que vão usar diversos processos, estratégias e tecnologia ao seu favor, para otimizar o processo de vendas e aumentar a produtividade do setor comercial.

Para que serve?

O sistema de CRM é fundamental para melhorar o contato com os clientes, tornando a abordagem mais assertiva.

Usando o histórico de informações do software, é possível gerar relatórios com dados importantes. Com isso, é possível detectar forças e fraquezas, para desenvolver novas estratégias para ter um processo de vendas eficiente.

O trabalho é simplificado para vendas e marketing, porque todos os pontos de contato com o consumidor são registrados, incluindo interações entre cliente e vendedor. Além disso, o sistema tem integração com diversas plataformas, reunindo tudo em um único software.

É possível identificar, com dados, como gerar a melhor abordagem possível, aprimorando a experiência do cliente.

6 utilidades práticas de um CRM

O CRM é utilizado por pequenas, médias e grandes empresas. Ele é uma importante ferramenta de auxílio para a gestão de relacionamento com o cliente.

Confira a seguir 6 utilidades práticas do software para facilitar o processo de vendas e aumentar a produtividade:

Planejar vendas

Sejamos francos: todo mundo quer resultados o mais rápido possível.

Mas não é assim que a banda toca. Colocar em prática estratégias de vendas não é o suficiente sem o planejamento adequado. Dificilmente os resultados serão alcançados se a empresa não estabelecer metas claras, com objetivos bem definidos para todas as etapas de crescimento do negócio.

O CRM dá a possibilidade de fazer o planejamento de vendas, porque disponibiliza dados importantes, para que seja descoberto o perfil de cliente ideal, quais são os produtos e serviços com maior retorno, se existem pontos de sazonalidade ou não, entre outros.

O software compila os dados em relatórios fáceis de analisar, ajudando na eficiência da estratégia de vendas como um todo.

Entender melhor as necessidades dos clientes

Para executar uma estratégia de inbound marketing, entender o cliente é fundamental.

A equipe de marketing deve saber o que o consumidor precisa, para criar campanhas que apresentem produtos e serviços que atendam as necessidades do cliente.

As informações coletadas pelo software são essenciais para um processo mais eficiente. Relatórios serão gerados para descobrir quais produtos mais procurados e quais vantagens os clientes mais gostam de receber.

Assim, é possível tomar decisões mais assertivas também na área de marketing.

Fortalece a comunicação

Não se engane: vender não é o foco principal de uma empresa. Em primeiro lugar, é fundamental construir uma boa relação com os clientes, para que a empresa construa um crescimento sólido.

O CRM é uma ferramenta importante para alcançar a boa relação cliente-empresa. É possível utilizar os dados mais relevantes sobre os contatos para gerar satisfação, por meio de uma abordagem mais adequada e assertiva.

Compartilhamento de informação

O software proporciona dados confiáveis para compartilhar com os demais membros da equipe em tempo real.

Dessa forma, é possível acessar informações importantes do relacionamento com clientes presencialmente ou remotamente. Todos os colaboradores podem ter acesso ao sistema, o que facilita as discussões de planejamento e tomada de decisões.

Otimização de vendas

Bem, a equipe tem todos os dados disponíveis para elaborar estratégias mais assertivas. Então, o que isso pode gerar?

Sim, mais vendas!

E não só isso. O aumento das vendas significa que o processo está bem estruturado, desde as campanhas para geração de leads, até o fechamento. Ou seja, a produtividade do setor também aumentou, porque o fluxo de trabalho ficou mais simples e rápido.

E ainda tem o melhor: a experiência do cliente é aprimorada, o que significa, consequentemente, a melhora do relacionamento. Tudo de bom, não é?

Alinhamento entre marketing e vendas

Para a estratégia de vendas funcionar, de fato, é essencial alinhar as equipes de marketing e vendas. Ambas dependem uma da outra para ter uma estratégia bem sucedida.

Com o trabalho conjunto, é possível criar resultados mais efetivos. O marketing, usando também sistemas automatizados, se comunica mais com clientes antes deles chegarem ao time de vendas.

O CRM melhora o alinhamento, pois coleta as informações de ambos os setores, deixando tudo mais simples e transparente.

Bônus: Aprenda tudo o que você precisa saber sobre CRM

Você aprendeu o que é CRM, para que serve e como essa ferramenta de automação pode ajudar o dia a dia de um empreendimento, certo?

Um instrumento tão importante para a organização de um setor comercial precisa de pessoas que saibam utilizá-lo da melhor forma possível, aprimorando a gestão de relacionamento com o cliente.

Se você quer se tornar um especialista em CRM, convidamos você a conhecer o nosso curso.

Utilizando a técnica da Receita Previsível, ajudamos empresas ao redor do mundo a aumentar suas vendas, usando táticas mais assertivas, criando um ambiente mais produtivo para todos os colaboradores.

Se torne um especialista em CRM. Aperte no link e conheça nosso curso.

Veja mais em nosso Blog!

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Thiago Muniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

48

Uncategorized

7

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

49

Outbound Sales

19

Outbound Marketing

42

Outbound

24

Marketing

11

fresh air :)

45

Estratégia

36

Dicas

10

Confira Nossos Livros

Workbook Receita Previsível

Hipercrescimento

Receita Previsível

Populares

outros posts