Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Como Usar o CRM Para Melhorar Estratégia de Vendas Internas

Como Usar o CRM Para Melhorar Estratégia de Vendas Internas

Se você trabalha na área de vendas, marketing ou é empreendedor, já sabe: a gestão é um dos grandes desafios em um negócio. No processo de controle de informações e dados as empresas precisam de mais do que uma enorme planilha, com infinitas linhas.

Com toda evolução das tecnologias, a modernização de vendas é um caminho natural. E foi com esse foco que surgiu o CRM, sigla inglesa para Customer Relationship Managament, que significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Mesmo com um nome aparentemente óbvio, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é CRM e para que serve.

Por isso, vamos esclarecer esse ponto de forma objetiva e didática, antes que possamos falar sobre como usar um CRM para melhorar sua estratégia de vendas internas.

O que é um CRM?

CRM é uma estratégia usada pelas empresas para se relacionar com clientes. 

Vamos explicar melhor: quando as empresas precisam captar novos clientes ou fazer a manutenção do relacionamento com seus clientes atuais é importante que possuam um histórico, com a melhor forma de atender cada caso, quais produtos ou serviços são mais atrativos e em qual perfil se encaixa cada consumidor.

Através destas práticas é possível nortear as ações das equipes de marketing e vendas, na elaboração de táticas mais assertivas para melhorar a estratégia de vendas internas, oferecendo ofertas adequadas.

Esse percurso é chamado de estratégia de CRM, e ele é mais antigo do que você imagina.

Desde que o ser humano começou a negociar uns com os outros, se tornou necessário saber o que seu público deseja para oferecer o produto certo.

Cativar um cliente, encantá-lo, para continuar consumindo seu produto é o foco da estratégia de CRM.

CRM: para além da estratégia

Um ponto que pode gerar certa confusão, é porque também chamamos de CRM o software utilizado para gerenciar todas essas informações captadas e o atendimento dos clientes.

Com um software de CRM você pode centralizar todo o histórico de um cliente em um único lugar e utilizá-lo na sua estratégia de vendas internas.

O software de CRM é responsável por integrar o processo de gerenciamento de clientes ativos e potenciais, de forma rápida e acessível.

Imagine que você possui uma equipe de vendas externa, que precisa constantemente acessar informações de clientes.

Seria muito trabalhoso e demorado se você precisasse enviar para cada vendedor uma planilha referente a cada cliente toda vez que houver uma atualização.

Com um software, você reduz o tempo de atendimento, deixa a conversa mais assertiva e otimiza a performance dos seus vendedores, permitindo que acessem de forma remota, a partir de qualquer dispositivo com internet.

É possível até mesmo integrar o canal de comunicação! Vamos retomar nossa equipe de vendas externa e supor que eles, além de visitas, utilizem o Whatsapp para se comunicar com os clientes.

Seria muito mais simples se o consumidor apenas precisasse adicionar um número para falar com seu vendedor, do que ter diversos contatos da sua empresa.

Assim, caso você precise substituir alguém do time, o consumidor não seria afetado ou acabaria ficando sem atendimento por não saber outra forma de se comunicar com você. Através do software de CRM você pode integrar os números e facilitar o processo de comunicação e a experiência do cliente com a sua empresa.

E se, além de tudo isso, você ainda questiona por que é tão importante usar um CRM? Simples.

Se você acompanhou a evolução do mercado e do perfil dos consumidores nos últimos anos, sabe que hoje em dia não basta apenas oferecer o melhor produto ou serviço.

A concorrência é alta em todos os setores econômicos e para se diferenciar sua empresa precisa investir no relacionamento com o cliente.

Entender e atender as necessidades dos consumidores de forma rápida, prática e objetiva, e vamos elencar outras maneiras de usar um CRM para melhorar sua estratégia de vendas internas.

Manter um bom relacionamento com seus clientes

Clientes são muito valiosos em qualquer negócio e a saúde financeira das empresas depende deles, por isso é extremamente importante manter uma relação estreita e duradoura.

Usar um CRM para isso é o melhor caminho para o sucesso. Você poderá compreender quais as necessidades, preferências e hábitos dos seus clientes, além de poder, personalizar o atendimento.

Sua equipe comercial vai poder oferecer promoções, oportunidades e vantagens dos produtos que mais interessam a cada perfil.

Isso deixa a comunicação mais objetiva e fideliza seu cliente, evitando os custos extras com a aquisição de novos consumidores.

Melhorar a comunicação no departamento comercial

Vamos supor que você precisou dispensar um membro da sua equipe de vendas. Como ficam os clientes que esse vendedor atendia? Ele levou as informações sobre histórico e atendimento dos clientes quando saiu ou você tem isso armazenado?

Parece óbvio, mas muitas empresas sofrem com essa situação exatamente por não saber quais os benefícios de usar um CRM.

Os dados sobre seus clientes precisam estar disponíveis para toda a equipe de vendas.

E cada vendedor precisa conseguir acessar de forma eficiente, para não desestimular o cliente ou projetar insegurança com relação a sua empresa.

Se a cada momento o cliente é atendido por uma pessoa diferente, ele se sentirá menos inclinado a fechar negócios com você.

O ideal é que ao usar o CRM, você possa oferecer um canal único, de forma que seu cliente se conecte apenas com um número de telefone da sua empresa.

Isso facilita para o time de vendas, que pode focar na qualidade do atendimento dos leads, tendo acesso a todo o histórico.

Integrar equipes de marketing e vendas

Quem nunca teve um cabo de guerra entre as equipes de marketing e vendas que atire a primeira pedra. É assim que se desenvolvem muitas relações entre estes dois times nas empresas. 

Para traçar estratégias mais efetivas e que encantem seus clientes, a área de marketing precisa ser bem nutrida de dados.

E quem melhor para prover as informações sobre o perfil de cada cliente do que o time de vendas?

A equipe comercial é seu esquadrão de boas-vindas, aqueles que  fazem o primeiro contato e mantém a relação com o público.

Por isso, essas duas áreas precisam agir em conjunto para obter melhores resultados usando um CRM em uma estratégia de vendas internas.

Com base nas informações comerciais inseridas no CRM, a equipe de marketing pode ter uma visão clara sobre a preferência dos clientes em relação aos produtos, para estabelecer ofertas mais atrativas e lucrativas.

Podem criar  táticas ou definir novos padrões de campanhas para obterem máxima efetividade. 

Otimize a performance  dos seus atendimentos e controle das tarefas

Utilizando um CRM, você melhora a performance da sua equipe porque poderá gerenciar os clientes que entram em contato, configurando mensagens de pré-atendimento para agilizar as conversas.

Por exemplo, se sua empresa oferece serviços de manutenção eletrônica, você pode configurar as opções disponíveis previamente, assim o cliente consegue selecionar o que precisa e quando chega ao vendedor, já tem a solução personalizada para o seu problema.

É uma excelente maneira de oferecer um diferencial do seu atendimento, mostrando que valoriza o tempo do cliente, facilitando o processo de fidelização e manutenção da relação entre ele e sua empresa.

Com o CRM você também pode controlar as tarefas da equipe e onde estão as negociações com cada cliente, como saber as datas de compra, de emissão de notas fiscais, visitas agendas.

Conclusão

Manter suas vendas ativas internamente é um processo que demanda atenção e cuidado, mas que oferece um custo menor do que a aquisição de novos clientes.

E agora que você sabe como usar um CRM para melhorar sua estratégia de vendas internas, precisa implementar um imediatamente.

Você pode até conseguir gerenciar seus clientes atuais sem um CRM, provavelmente você ainda se considera pequeno.

Mas, o desejo de todo empresário é ver seu negócio e seus lucros crescerem, e para isso, você precisa tratar sua empresa de forma profissional desde o começo. 

Usar um CRM alavanca o potencial do seu empreendimento e te ajuda a manter a relação com os clientes ainda mais sólida.

Conheça nosso curso de CRM e se torne um especialista no assunto!

Veja mais em nosso Blog!

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Em conjunto com a NectarCRM, estamos lançando um ebook completo com o tema: Guia do CRM: Impulsione suas vendas com análise de dados

Apresentamos as principais estratégias e táticas que as empresas podem usar para coletar e analisar dados relevantes sobre seus clientes e processos de vendas. Acesse o e-book aqui: https://marketing.nectarcrm.com.br/lp-guia-de-crm

Thiago Muniz

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Novidades

1

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner