Fale Diretamente com o nosso time agora mesmo! 08003260932

Marketing para Startups Como Fazê-lo Direito?

Marketing para Startups: Como Fazê-lo Direito?

No mundo dos negócios, os desafios sempre são maiores para as startups, especialmente nos últimos anos, pois vários concorrentes subiram drasticamente. 
Essa é a razão pela qual muitas empresas estão morrendo dentro de poucos anos, mesmo negócios aparentemente inovadores, com equipes qualificadas e fundos de investimentos.

Então, o que pode estar impedindo o crescimento delas? Muitas vezes, uma estratégia de marketing para startups que gere resultados.

Verdade seja dita muitas startups já utilizam o marketing digital como forma de aquisição, ativação, monetização e retenção de clientes.

Porém segundo uma pesquisa do Getting Media Right 76% dos profissionais de marketing tem dificuldade de mensurar os resultados das ações de marketing.

Neste artigo vou compartilhar alguns pontos fundamentais para startups que aprendemos com as startups que alcançaram êxito em suas ações, para ajudar no crescimento do seu negócio de maneira rápida e eficiente.

Mas, o que realmente é uma startup?

O termo surgiu na verdade nos EUA há várias décadas atrás. De acordo com a Small Business Association, uma agência governamental norte-americana dedicada a ajudar pequenas empresas, a definição de startup é:

“No mundo dos negócios, a palavra “startup” vai além de uma empresa que acaba de nascer. O termo startup também está associado a um negócio tipicamente orientado para a tecnologia e com alto potencial de crescimento. As startups enfrentam lutas únicas, principalmente em relação ao financiamento. Isso ocorre porque os investidores estão buscando o maior retorno potencial sobre o investimento, equilibrando os riscos associados “.

Portanto, a maioria das startups tem poucas coisas em comum, elas são uma empresa pequena, porém inovadora, geralmente baseada on-line, e geralmente seguem métodos de hacking de crescimento para crescer exponencialmente em menor tempo.

Como dissemos, as startups procuram as lacunas no mercado existente e trazem as soluções, ou seja, desenvolvem produtos e serviços para algum nicho, o que também envolve muitos riscos.

Caso queria ter uma visão mais clara sobre exemplos de startups, a StartSe fez um artigo falando sobre as 25 startups mais desejadas do Brasil, de acordo com o LinkedIn. As 5 primeiras são:

  1. Nubank
  2. Creditas
  3. Guiabolso
  4. Docket
  5. Stone Pagamentos

Quais são os desafios que as empresas iniciantes enfrentam?

A maioria das startups depende de financiamento externo (investidores de capital de risco e anjos). Certamente, do ponto de vista do investidor, qualquer ideia de startup é um jogo de alto risco.

Portanto, alguns dos desafios que os empreendedores geralmente enfrentam são:

Baixo orçamento

Na maioria dos casos, os negócios de startups têm orçamento ou fundos apertados, o que afeta outra parte das atividades de negócios e torna muito importante ter sucesso e obter o ROI bom ou predeterminado para os investidores.

Marketing Criativo

Como ninguém conhece ou se importa com você, este é o maior desafio para qualquer empresa de pequeno porte com uma condição de menos fundos. Assim, é imperativo elaborar um plano de marketing para startup barato e igualmente criativo para promover seus negócios.

Presença eficaz nas redes sociais

O objetivo das redes sociais evoluiu ao longo do tempo e agora se tornou um elemento importante para qualquer organização para manter seu público envolvido com os últimos anúncios e ofertas, ou com outros conteúdos interessantes e relevantes para o usuário. 

Hoje, a rede social é uma das ferramentas mais econômicas para entrar em contato com seus consumidores. Aumentar a lealdade do consumidor, tornar a percepção positiva, a marca mais conhecida, etc. são alguns dos benefícios que você certamente gostaria de colher!

Canais de marketing

Os meios tradicionais de marketing geralmente são bastante caros e não são específicos. 

Por exemplo, os anúncios exibidos na TV são vistos por todos, incluindo os clientes-alvo, o que aumenta o orçamento e não garante muito. Ainda mais, esse também não é um método promocional ideal na fase inicial de qualquer empresa. 

Por isso o marketing digital é tão valioso para startups, considerando que ele pode ser tão específico quanto você deseja, dependendo do seu orçamento.

Aquisição e retenção de clientes

É fácil conquistar clientes quando a empresa é nova, pois há muito burburinho no mercado, mas depois de algum tempo, fica realmente um desafio manter o mesmo cliente, devido à concorrência e ao comprometimento, produto ou serviço.

Isso não é para assustar você, mas um estudo publicado na Forbes diz que 90% das startups indianas falharão por falta de inovação.

Por mais que seu produto seja inovador, o marketing e as promoções precisam ser inovadores e, no cenário de baixo orçamento, tornam-se absolutamente obrigatórios ou você está fora do jogo!

Marketing digital para startups: a importância!

Então, agora você deve estar se perguntando: “onde é que tudo isso se encaixa no marketing digital?”. Bem, todos esses problemas ou desafios que acabamos de discutir podem ser solucionados com o marketing digital.

A Wikipédia define Marketing Digital como: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Vamos inspirá-lo e tornar a imagem mais clara agora.

1.   O consumidor ideal

Em 2017, a Índia tinha 331,77 milhões de usuários de internet. No entanto, este número deve crescer para 511,89 milhões de usuários da Internet em 2022.

A princípio, com o aumento do uso da Internet na Índia, você não acha muito mais viável segmentar o público-alvo ideal ou os consumidores on-line através de uma plataforma digital do que a mídia tradicional, que custa muito mais do que plataformas e mídias digitais? 

Acima de tudo, o aumento da população de usuários da Internet é um forte sinal do porquê a melhor abordagem para erguer startups é através do marketing digital.

2.   O futuro pertence ao Vídeo Marketing

  • Os vídeos são o mecanismo de marketing de conteúdo mais saciante e impactante da internet.
  • Em 2020, os vídeos representarão mais de 80% de todo o tráfego da Internet, diz um novo estudo da Cisco.
  • Depois de assistir a um vídeo, 64% dos usuários têm maior probabilidade de comprar um produto on-line, de acordo com a ComScore.
  • O YouTube relata que o consumo de vídeo para dispositivos móveis aumenta 100% a cada ano.
  • 92% dos consumidores de vídeos para dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas, de acordo com a Invodo.
  • O Vídeo Marketing representará mais de 82% de todo o tráfego da Internet até 2022 – 15 vezes maior que 2017.

Fonte das informações: 20 Statistics That Should Make You More Aggressive About Video Marketing in 2017 – INC.com

3.   Não subestime a eficiência dos e-mails

O e-mail marketing, parte integrante de qualquer plano de marketing digital, é o mais econômico e um dos métodos mais eficazes de marketing.

Dessa forma, muitas grandes corporações estão usando esse método para diversos fins, como reconhecimento da marca, anúncios, aquisição de leads etc.

4.   Presença nas Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais estão sendo usadas ​​para muitos objetivos por pessoas e empresas, das quais o marketing de rede social ajuda as empresas a reter e gerenciar clientes, envolver-se e também direcionar o tráfego.

Por exemplo, a Nike, uma marca internacional de esportes, responde a todos os comentários em suas redes sociais.

De fato, o próprio Facebook está incorporando recursos para promover negócios, como compras. 

Claramente, as redes sociais são a melhor abordagem em marketing digital para as startups se conectarem com seu público-alvo.

5.   Pode ser facilmente medido e analisado

Se você não pode comparar o resultado com as metas desejadas ou predeterminadas, ele não apenas pode sabotar suas metas, mas também pode ser questionado por seus investidores.

Você pode alavancar sua inicialização ainda mais se você souber o que deu certo, o que não deu e o motivo do resultado.

Em outras palavras, análises e utilização de ferramentas de métricas on-line ajudarão você a descobrir e estabelecer a eficácia da sua campanha de marketing digital.

Seis estratégias de marketing digital imbatíveis para startups

Já falamos bastante sobre conceitos, mercado e teoria. Mas, que tal agora partimos para o lado mais prático? 

Se você possui uma startup e deseja saber algumas estratégias matadoras para aplicar no seu negócio, confira a seguir 6 estratégias imbatíveis de marketing digital para startups:

1.   Foco em Micro-momentos

Primeiramente, utilizar todas as oportunidades possíveis é a regra de ouro para as startups e é isso que é oferecido pelos micro-momentos, introduzidos pelo Google em 2015.

Graças ao crescente uso de telefones inteligentes, aumentou-se o número de micro-momentos em que os usuários querem aprender algo, fazer algo, descobrir algo, assistir algo ou comprar algo.

Assim, o Google define esses momentos como “quero saber”, “quero fazer”, “quero ir” e “quero comprar”.

Esses são os momentos em que os usuários são bem específicos sobre suas pesquisas e, portanto, estão tomando decisões mais rapidamente. Além disso, também é o momento em que os usuários esperam gratificação imensa e imediata e possuem paciência extremamente baixa.

Portanto, utilizar esses momentos no nível ideal para criar uma estratégia de SEO pode mudar o jogo da sua startup.

2.   Aproveite o poder do SEO para Pesquisa por Voz

O uso da tecnologia de pesquisa por voz aumentou rapidamente nos últimos meses, assim como a necessidade de SEO por pesquisa por voz. O significado do SEO para pesquisa por voz pode ser percebido com algumas estatísticas recentes.

Segundo o Google, 27% da população global online está usando a pesquisa por voz no celular.

Certamente, as palavras-chave e frases-chave precisam ser otimizadas para exibir efetivamente seu site nos resultados de pesquisas realizadas por assistentes de voz.

3.   Marketing de conteúdo, porque sim

Para crescer um negócio, o marketing de conteúdo é uma estratégia comprovada. Caso contrário, 70% dos profissionais de marketing não teriam investido ativamente no marketing de conteúdo.

Antes de mais nada, considere esse fato: o marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade paga na pesquisa, o que significa menor investimento. 

Além disso, um conteúdo melhor pode direcionar o tráfego para um blog em até 2.000%, útil na criação de novidades para uma startup.

O marketing de conteúdo, quando batizado com técnicas adequadas de redação, fornece resultados altamente eficazes e duradouros para o seu negócio. Além disso, essa estratégia também suporta SEO e SMO.

Para que o marketing de conteúdo mostre um resultado visível, isso leva tempo, mas o resultado é impressionante e o efeito é duradouro.

4.   Use ferramentas de análise

Os dados são parte integrante de toda campanha de marketing.

Você precisa entender quais fontes estão gerando o máximo de tráfego e conversões. Já estamos gerando 1,7 megabytes de dados a cada segundo e isso deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Sem analisar o tráfego do site, não é possível avaliar efetivamente a atual estratégia de marketing e planejar suas futuras jogadas. É exatamente aí que o papel das ferramentas de análise entra em ação.

O Google Analytics é uma das ferramentas mais populares para descobrir grandes quantidades de dados sobre o site e seus usuários e obter informações valiosas para aprimorar as estratégias de marketing.

O Finteza é outra ferramenta de análise avançada que oferece avaliação da qualidade do tráfego, permite criar funis automatizados por páginas, fontes e eventos, além de oferecer análises abrangentes de audiência e avaliação de análise de página. Além disso, possui um mecanismo de publicidade avançado que cuida de todos os seus banners e páginas de destino.

5.   Invista em tráfego pago (mídia paga)

  • A América Latina tem a maior taxa de uso de Facebook, com 52,2% da população acessando a rede social, e 22% da população mundial usa o Facebook.;
  • O Facebook é a principal rede utilizada pelas empresas brasileiras (97,6%), seguido pelo Instagram (63,3%);
  • Outro dado surpreendente diz que 26% das pessoas que clicam nos anúncios do Facebook acabam comprando;
  • No entanto, O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook.

Fonte das informações: https://inteligencia.rockcontent.com/

Acredito que não restam dúvidas do porquê 40% das pequenas empresas dependem de anúncios de mídia social para gerar receita.

Lembre-se que não estamos falando apenas de Facebook. É importante observar que, mesmo que todas as principais redes sociais oferecem opções de publicidade, apenas usá-las não atrai tráfego desejado e relevante.

Você deve descobrir qual rede tem um bom desempenho orgânico e onde seus públicos-alvo estão disponíveis.

6.   E-mail Marketing na prática

Por último, mas não menos importante – e-mail marketing. Muitas startups ignoram essa estratégia valiosa, mas essa é a estratégia mais econômica e viável para empresas iniciantes.

Segundo estatísticas recentes, 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Sem dúvida, o impacto do marketing por e-mail é muito maior do que apenas chegar às caixas de entrada.

Ele ajudará sua startup a desenvolver relações com clientes existentes e a alcançar clientes em potencial.

Uma mensagem bem personalizada permite que você mantenha seus clientes informados. O benefício adicional dessa estratégia é que ela pode ser usada mesmo antes do lançamento do seu negócio, ajudando você a promovê-lo desde o estágio inicial.

Conclusão

O marketing digital para startups é a maneira ideal de começar sua jornada. Baixo custo e alto engajamento é tudo o que uma startup precisa e deseja, por isso o marketing digital não pode faltar em nenhum negócio.

As estratégias acima certamente ajudarão você a promover sua inicialização. Além disso, você também precisa entender o seu público, o comportamento deles e a natureza da sua empresa para fazê-la funcionar.

Nós ajudamos você a aumentar a receita da sua empresa, confira nossa CONSULTORIA!

Veja mais Consultoria de Vendas: Tudo o Que Você Precisa Saber

Veja mais em nosso Blog!

CRM: Tudo O que Você Precisa Saber

Inside Sales: Tudo O que Você Precisa Saber

Gestão Comercial: Tudo O que Você Precisa Saber

Copywriting: Tudo O que Você Precisa Saber

Account Based Marketing (ABM): Saiba tudo sobre

Samuel Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as nossas novidades!

Pesquise no blog

Categorias

Vendas

51

Prospecção Ativa

6

Pré-vendas

52

Outbound Sales

20

Outbound Marketing

42

Outbound

26

Marketing

12

Hipercrescimento

17

fresh air :)

60

Estratégia

40

Dicas

12

Populares

Workshop online: Receita Previsível para pequenas empresas

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Introdução à
Prospecção B2B

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Curso Workbook Receita Previsível

Finalizar compra

Ao clicar em continuar você concorda com
os termos de uso da Receita Previsível.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?